Dicas para sua pesquisa de faculdades

Como usufruir ao máximo o seu tempo no ensino médio? Seguindo as sugestões abaixo, você será capaz de crescer dentro e fora da sala de aula enquanto se prepara para a candidatura à sua universidade dos sonhos.

9º ano do ensino fundamental – Freshman Year

A faculdade vai olhar suas notas desde o 9º ano, portanto esse é o começo da fase mais importante, em termos acadêmicos, para o aluno que vai aplicar para fora. Você precisará prestar atenção ao que seus professores esperam de você e procurar maneiras da forma mais inteligente possível. Procure o equilíbrio para que seja desafiado, embora não sobrecarregado. Não tenha medo de pedir ajuda se precisar.

O final do fundamental e o ensino médio não são um teste para a faculdade, mas sim um período crítico para seu desenvolvimento e crescimento. As notas são tão importantes quanto as conexões sociais e atividades extracurriculares. Cursos de verão, estágios, trabalho comunitário, projetos artísticos, clubes e outras atividades são excelentes oportunidades para se envolver com seus interesses.

Vá além! Procure pessoas que possam oferecer conselhos úteis: professores, treinadores, conselheiros e amigos. Esses relacionamentos também podem dar frutos de outras maneiras. As pessoas gostam de ajudar os alunos que conhecem. Mergulhe em livros, jornais, revistas e blogs. Explore assuntos que te envolvam. Além disso, confira TED Talks, vídeos no YouTube e cursos online gratuitos.

Durante a escola e a faculdade, você precisará de um modelo de sucesso que seja sustentável e que inclua encontrar maneiras saudáveis ​​de controlar o estresse. Não esqueça de descansar. Isso significa desligar dispositivos eletrônicos e passar um tempo sem telefones e telas. Todos nós precisamos de tempo para sonhar acordado!

1º ano do ensino médio – Sophomore Year

Concentre-se em conhecer melhor seus pontos fortes e interesses – e como desenvolvê-los.

O aprendizado em nível universitário é uma troca de ideias entre professores e colegas, por isso, engaje mais nas aulas, usando do espaço de discussão para aprimorar sua compreensão dos tópicos ensinados. O pensamento crítico e a capacidade de articular seus pensamentos são habilidades que contribuem para o sucesso na faculdade.

Desafie-se. Esforce-se para obter notas melhores e assumir novos desafios, mas peça ajuda quando necessário e evite se sobrecarregar. O equilíbrio é o seu objetivo. Para isso, não esqueça de dormir. O cérebro típico de um adolescente de 15 anos precisa de oito a dez horas de sono para funcionar a 100%.

Pense no futuro. Considere fazer cursos extracurriculares, principalmente os rigorosos que se alinham com seus interesses acadêmicos.

Ao fazer um inventário de seus próprios interesses, encontre pessoas que trabalhem em áreas relacionadas. Ouça suas histórias e considere as oportunidades de obter experiência em primeira mão. 

Comece a registrar seus hobbies, atividades extracurriculares e realizações. Isso formará a base de seu currículo e será essencial na preparação para entrevistas e inscrições na faculdade, bem como para possíveis estágios e programas de verão.

Usufrua estrategicamente de suas férias. Trabalhe, seja voluntário, pratique esportes, viaje ou faça aulas. Pesquise programas de verão e estágios para ter a chance de ir além do escopo de seus cursos regulares. Mergulhe em uma atividade que o entusiasme ou que desenvolva um interesse especial.

Por fim, se o seu interesse é aplicar para universidade nos EUA, faça um simulado do ACT e um do SAT. Configure um plano de preparação de teste.

2º ano do ensino médio – Junior Year

Suas notas e atividades neste ano constituem uma grande parte do que as faculdades consideram para admissão. Prepare-se para os exames, dê o seu melhor na aula e permaneça ativo e envolvido.

Converse com o seu orientador educacional sobre quais testes externos fazer, e quando. Se você estuda num colégio americano no Brasil, e está matriculado em um curso AP ou Honors, considere fazer um teste prático do College Board.

Com seu orientador educacional, comece a reunir uma lista de faculdade alvo (target), alcance (reach) e prováveis (safety). Use ferramentas para auxiliar sua pesquisa, explore sites de faculdades, e limpe suas redes sociais – Instagram, Facebook, Twitter, etc. – já que os oficiais de admissão podem ver os seus posts.

Procure atividades extracurriculares dentro e fora da escola que você goste e que mostrem que você é dedicado, que se dá bem com os outros e que pode assumir papéis de liderança.

Participe de feiras universitárias e sessões de informação online.

3º ano do ensino médio – Senior Year

Não relaxe. As faculdades examinam de perto os boletins do último ano, então continue trabalhando!

Se você estiver aplicando para os EUA, reflita sobre suas experiências e pontos fortes ao se preparar para escrever sua redação principal. A procrastinação causa estresse, então tente fazer os primeiros rascunhos no começo do ano.

Comece a solicitar suas cartas de recomendação. Escolha professores que irão comunicar efetivamente suas qualidades acadêmicas e pessoais.

Nos EUA, muitas faculdades têm várias opções de prazo. Considere as implicações de early action e early, rolling ou regular decision. Em outros países, como o Canadá, Reino Unido e Holanda, os prazos variam entre cada faculdade.Prepare, junte e revise seu material de candidatura, não deixe para enviar na última hora, e BOA SORTE!