Diferentes opções de MBA para alavancar sua carreira

A decisão de fazer um MBA geralmente nasce do desejo de evoluir, tanto pessoal como profissionalmente, e concretizar os objetivos de carreira. Além disso, não é segredo que muitos profissionais sentem uma forte necessidade de desenvolver uma perspectiva genuinamente global para enfrentar os desafios crescentes no universo dos negócios, e adorariam cursar um MBA de excelência em uma instituição internacional de prestígio como seus pares já fizeram. Mas a realidade econômica brasileira nos últimos anos faz com que esta não seja uma opção realista para a grande maioria dos candidatos, que hoje precisam de maior flexibilidade e controle a um custo menor.

Enquanto o MBA continua a ser altamente valorizado pelas empresas, principalmente as grandes, uma nova modalidade de ensino, os MBAs online, está começando a crescer em popularidade no país, sendo que na Europa e na América do Norte, este modelo já está em fase de consolidação. Ainda menos conhecida no Brasil, é a opção de se fazer um MBA em instituições de ensino de primeira linha dos EUA e Europa, principalmente na Inglaterra, inteiramente online.

Além da qualidade e prestígio amplamente reconhecidos pelas instituições de ensino, existem boas razões para se considerar fazer um MBA Online Internacional, sendo as mais importantes: flexibilidade, conveniência e custo. Em primeiro lugar, os candidatos que optam por essa modalidade não precisam deixar seus empregos para estudarem online. Além disso, ao cursar um MBA à distância, eles têm a flexibilidade de organizar seu tempo da forma mais proveitosa, programando as aulas e o estudo em seu próprio ritmo. Não menos importante é a redução substancial nos custos, incluindo mensalidades, despesas de viagem, moradia, alimentação, etc.

A Tabela I abaixo mostra o ranking dos 15 melhores MBAs online globais de acordo com a QS TOP UNIVERSITES, indicando o custo total das mensalidades, duração do curso e média de anos de experiência profissional dos alunos em cada instituição. De acordo com as últimas pesquisas conduzidas pelo Financial Times, a média de idade dos alunos cursando um MBA online é mais alta do que a do MBA tradicional, girando em torno de 32 a 35 anos. Isso se dá, diz a pesquisa, por essa faixa etária geralmente já ter uma situação familiar mais consolidada, e o nível de comprometimento com o trabalho e a experiência profissional ser maior do que os do grupo mais jovem.

Tabela I: Top 15 online MBAS 2021(créditos: https://www.topmba.com/mba-rankings/online-mba-rankings/2021 )

A Tabela II, do Poets & Quants, indica a média dos aumentos salariais (2019/2020) dos alunos antes e depois de concluírem o MBA online, em cada uma das escolas 10+ neste quesito.

Tabela II: (créditos: https://poetsandquants.com/2020/11/15/online-mba-programs-with-the-best-salary-outcomes/ )

ESCOLHENDO O MBA ONLINE IDEAL

Muito semelhante à escolha de um MBA tradicional, a seleção de MBAs online é muito ampla e envolve uma série de detalhes, alguns deles fundamentais para o seu sucesso.

Uma das primeiras coisas que os candidatos devem fazer é definir quais são os seus objetivos e como um programa de MBA online pode ajudá-los a atingi-los. Portanto, é fundamental que os candidatos analisem cuidadosamente o currículo e a proposta de cada um dos programas pesquisados, incluindo o nível do corpo docente da escola para ver se eles se alinham com seus objetivos profissionais.

Apesar das universidades de prestígio não medirem esforços para garantir que seus cursos de ensino à distância (EAD) sejam tão bons quanto seus programas oferecidos no próprio campus, recomenda-se aos candidatos que analisem com cuidado, além da credibilidade da escola, a reputação do seu curso de MBA especificamente. Uma das formas de garantir a qualidade da instituição de ensino e seu programa de MBA é verificar se o curso oferecido é credenciado pela Advance Collegiate Schools of Business (AACSB), um órgão independente de acreditação de escolas de negócio e MBAs, cuja chancela é uma garantia de qualidade em todo o mundo.

Ao selecionar um programa de MBA online dos EUA ou da Europa, os candidatos devem rever cuidadosamente se ele oferece todos os exames, tarefas, palestras e materiais do curso totalmente online ou digitalmente. Muitos programas de MBA online, especialmente os das escolas de negócios de primeira linha, incluem uma ou mais visitas presenciais obrigatórias ao campus como parte do currículo do curso. Com duração de alguns dias a uma semana inteira, estas interações presenciais podem ser realizadas no início, meio e/ou fim do programa. Os MBAs que começam com um componente presencial no campus visam familiarizar e integrar os alunos online com os seus colegas de Cohort* e com os alunos do MBA presencial. Os cursos com residência posterior fazem isso para fornecer um ponto de convergência comum (trabalhos em equipe, apresentações etc.) pouco antes da conclusão do programa.

Cohort: Grupo específico de colegas de classe com os quais um aluno on-line começa e termina um programa de graduação. Normalmente, os alunos do grupo fazem a maioria das disciplinas on-line e se formam juntos, possibilitando o desenvolvimento de relacionamentos.

A programação, o tempo, o custo e a viagem necessários para participar de sessões no campus podem tornar essa atividade difícil, ou mesmo impossível para alunos que tenham obrigações profissionais ou pessoais inalteráveis. Portanto, discutir este tópico previamente com seu empregador e família é vital na escolha do modelo de curso certo para você.

Dependendo da estratégia de ensino adotada pela escola, as aulas podem ser oferecidas em um formato síncrono ou assíncrono. O aprendizado síncrono é uma estrutura de aula on-line semelhante à de uma aula presencial, na qual os alunos se encontram com o instrutor, participam de aulas e palestras ao vivo e interagem uns com os outros em tempo real via Zoom, Meetings, Google Hangouts, ou outras plataformas.

Já no aprendizado assíncrono a interação entre instrutores e alunos ocorre de forma intermitente com um intervalo de tempo pré-determinado. Os estudantes em cursos assíncronos não são obrigados a se conectar em um horário específico para assistir a uma palestra ou participar de uma discussão, podendo, ao invés disso, fazer seu trabalho de acordo com sua agenda. Outro formato bastante usado pelas escolas é o Aprendizado Combinado (Blended Learning), um método de ensino que combina educação presencial com componentes on-line.

Qual é o prazo ideal para completar um programa de MBA online?

Outra consideração importante é o prazo para a obtenção de seu diploma de MBA. A duração do programa – em média de 24 meses mas que pode se estender até alguns anos – deve ser considerada em relação aos seus outros objetivos.

Programas mais curtos (15 meses) podem incluir mais palestras pré-gravadas, menos interação com o corpo docente e colegas estudantes, e nenhum componente residencial obrigatório. Estes programas também oferecem menos atividades eletivas e extracurriculares, como visitas a empresas, consultoria em tempo real e projetos de equipe. Este modelo pode permitir que você se especialize muito em seus estudos e tenha flexibilidade quanto ao momento de ‘assistir’ às aulas.

Programas mais longos podem ser menos flexíveis, mas oferecem mais eletivas, interação, projetos em equipe e extracurriculares. Além disso, os alunos que preferem este modelo, muitas vezes sentem uma conexão mais próxima com a cultura da escola, as atividades e a rede de ex-alunos.

Ao definir suas metas pessoais e de carreira, compreender os parâmetros dos vários modelos de MBA on-line e responder com cuidado às perguntas acima, você pode construir uma lista de objetivos viáveis que permitam que você possa se beneficiar dessa nova oportunidade de aprimoramento pessoal e profissional.

Se você tem interesse em saber mais sobre essa nova maneira de obter um MBA internacional, entre em contato com o time da Alma Mater. Teremos o maior prazer em explorar com você as possibilidades de atingir seus objetivos pessoais e profissionais.

Para mais informações veja aqui nossa página sobre MBAs.