Como escrever minha redação para a faculdade? Vamos ouvir das próprias faculdades!

Neste artigo, vamos te mostrar por que algumas redações (essays) para candidatura se destacaram para os oficiais de admissão de algumas das 15 melhores faculdades dos EUA.

Os essays que fazem parte da sua candidatura permitem que você fale diretamente com cada faculdade. Ao longo dos anos, os oficiais de admissão leram essays que os fizeram chorar e rir. E embora alguns tópicos possam ser exagerados, o tópico certo depende do aluno. Não tem uma regra fixa.

O portal US News pediu a alguns oficiais de admissões que compartilhassem dicas sobre bons essays que leram e se destacaram do restante. As dicas imperdíveis sobre como escrever sua redação para a faculdade, principalmente se for um application para os EUA, estão abaixo: 

  1. Faça conexões: um essay brilhante que um dos oficiais leu recentemente foi sobre a linguagem. O candidato queria estudar línguas e neurociência na Williams College. Em sua redação, ele falou sobre como desenvolveu o amor pela linguagem ao compartilhar histórias com a sua avó, que desenvolveu demência. Para ajudar a entender sua doença, ele pediu ajuda de um laboratório de neurociência. Ele queria continuar a estudar como o cérebro processa a linguagem e, potencialmente, vir a compreender a demência mais profundamente. Todos esses elementos da vida do aluno estavam espalhados como informações ‘soltas’ em diferentes partes de sua candidatura, mas ele foi realmente capaz de unir todas as experiências para dar ao comitê de admissão uma boa ideia do quanto ele realmente se importava.
  2. Não tente adivinhar o que os oficiais de admissão querem ler: um essay de admissão notável, por exemplo, descreveu a função de um aluno lendo os anúncios da manhã na escola, uma tradição das escolas estadunidenses. O candidato descreveu por que aceitou o emprego e o que tentava alcançar naqueles poucos minutos no início de cada dia letivo. Embora possa não parecer nada notável nem extraordinário, o aluno deu à universidade uma ideia de sua personalidade, além de suas realizações. Os oficiais puderam ver como o candidato reage quando está empolgado e qual era o seu papel em sua comunidade.
  3. Seja verdadeiro: alguns essays universitários são engraçados. Os oficiais de admissão leram um ano passado sobre um aluno que coletava recipientes de bala Pez – o aluno tinha até unidades de armazenamento para sua coleção. O essay ofereceu uma visão hilária das reações estranhas que as pessoas tinham sempre que o aluno revelava sua paixão. Não foi apenas o conteúdo, mas a forma como o aluno escreveu sobre o assunto que chamou a atenção dos oficiais.

“Este processo não é aquele em que queremos ver evidências de que você é igual a todo mundo. É o contrário. Queremos conhecer suas peculiaridades e seus traços de personalidade individuais”, diz Sam Prouty – diretor assistente sênior de admissões em Middlebury College. “Se você é engraçado, seja engraçado. Se não for, não tente ser, mas se você tem uma história para contar, conte-nos.”

  1. Seja relevante: os candidatos ao Caltech devem demonstrar sua paixão por matemática e ciências, e isso não precisa necessariamente ser por meio de uma atividade escolar estruturada. Montar uma oficina improvisada na garagem ou construir computadores. Os oficiais leem muitos essays sobre como a paixão por Legos quando criança, por exemplo, levou os candidatos a desejar uma carreira como engenheiro. Embora a escolha de um tópico comum como este para um essay possa funcionar, é complicado. Os melhores essays de Lego são aqueles que vinculam a experiência a algo mais recente e relevante.
  2. Mostre que tipo de aluno você será: Os oficiais leram um essay recentemente escrito por um um “cara” hiper-masculino. O candidato falou sobre ir à escola todos os dias e “brigar” com os amigos. Mas depois da escola, ele ia para casa,  jogava videogames online e falava virtualmente com seus amigos sobre assuntos vulneráveis, como ser recusado para um encontro. O aluno escreveu sobre jogar videogame com seus amigos, mas o que a faculdade pode interpretar foi sobre como ele é capaz de fazer conexões com outras pessoas”.

6. Não pense demais: uma redação que chamou a atenção foi um candidato que descreveu seu papel nos bastidores do teatro como um membro da equipe técnica, o gerente de palco, alguém que deixa a mágica acontecer. Dava uma descrição muito clara do papel que ele desempenharia no campus e por que o candidato deseja estudar teatro. Às vezes, os candidatos procuram por um fator “uau”. Eles podem tentar criar o texto perfeito e acabar com um essay que não acrescenta nada.

Na Alma Mater, temos um time incrível de editores de texto, que são altamente qualificados para orientar os alunos na escrita de suas redações. Entre em contato e venha trabalhar conosco para ter acesso a mais dicas exclusivas!

Artigo publicado com base no texto da US News