Como escrever os Supplemental Essays das universidades americanas

Agora que seu Common App personal essay (personal statement) está pronto e revisado, que você já decidiu quais matérias deseja cursar na graduação nos Estados Unidos e escolheu as faculdades onde quer se inscrever, é hora de começar a escrever os supplemental essays!

  • O que são os supplemental essays?

As universidades usam supplemental essays (redações adicionais) como forma de saber mais sobre você, sua motivação para estudar a disciplina escolhida, e porquê você escolheu aquela instituição específica. Há quem diga que esses essays constituem a parte mais importante de sua candidatura. Nem toda universidade exige que os alunos escrevam  supplemental essays, mas a maioria das instituições os considera uma parte central de seu processo de avaliação dos candidatos.

Os supplemental essays tendem a se enquadrar em certas categorias. Listamos abaixo alguns dos principais temas que você pode esperar encontrar,  junto com o guia da Alma Mater, do que fazer e não fazer para escrever o supplemental essay perfeito.

  • O why essay – ‘Por que nós?’

Este é um tema muito comum. Quando as universidades pedem aos alunos que expliquem porque escolheram estudar lá, elas esperam obter uma visão real do motivo que te deixaria animado com a oferta de uma vaga. Este essay é útil para as universidades eliminarem os alunos que não estão comprometidos o suficiente para fazer muita pesquisa sobre a instituição, ou não têm clareza sobre os motivos que os levaram a se candidatar. As universidades também querem saber porque você seria uma ótima opção para eles e como você contribuirá para a vida no campus. A melhor coisa sobre o essay ‘Por que nós?’ é que, se você se certificar de adaptá-lo com cuidado, poderá depois reutilizar algum conteúdo para diferentes escolas.

Mas como escrever o why essay – Por que nós?

Primeiramente: faça a sua pesquisa.

Tudo o que você precisa saber sobre o que é oferecido em uma universidade específica, estará no site dela. Tire um tempo para navegar pelos sites anotando informações como aulas que te interessam e professores cujo trabalho você admira, bem como oportunidades de pesquisa e clubes extracurriculares de seu interesse.

Mostre como você contribuiria para a vida no campus e na comunidade escolar.

Explore as atividades extracurriculares e relacione-as aos seus interesses e experiências. Muitas vezes é útil pensar em clubes que você pode querer começar assim que chegar, para compartilhar quaisquer paixões únicas que você tenha. O serviço comunitário é um elemento muito importante para a vida universitária dos EUA e, como tal, é uma boa ideia encontrar projetos específicos dos quais você gostaria de participar.

Não seja vago. Sem especificações, a universidade saberá que você não fez sua pesquisa, e isso reflete falta de interesse e determinação.

Não gaste muitas palavras elogiando a universidade. Eles conhecem seus pontos fortes e querem saber como você será um membro valioso da comunidade do campus.

  • O ‘Por que optou por este curso?’

Este tipo de essay é semelhante ao ‘Por que nós’, mas é muito mais focado na oferta acadêmica de cada programa. É importante deixar claro por que você deseja estudar na área que escolheu e o que espera realizar com ela no futuro. É uma boa ideia dividir a redação entre ‘por que essa disciplina em particular é importante para você’ e, em seguida, incluir alguns detalhes sobre a universidade na redação.

Identifique um objetivo. 

Que impacto sua educação terá sobre você e que impacto você terá no campus e no mundo? Seja claro sobre o que deseja alcançar e seus motivos. Isso deve ser bastante pessoal. Conte ao comitê de admissão sobre quaisquer experiências importantes que o levaram às suas ambições.

Seja específico sobre as aulas.

Embora seja ótimo mencionar matérias e professores específicos no ‘Por que nós?’, é muito importante fazer sua pesquisa quando estiver explicando porque deseja estudar esta especialidade.

NÃO se concentre apenas no que este curso fará por você.

Se seu objetivo é estudar Administração e se tornar o próximo Jeff Bezos, isso é ótimo, mas é importante lembrar que as universidades adoram saber que você fará bom uso da sua educação para fazer a diferença. Ao identificar sua meta, certifique-se de adicionar também um elemento de impacto social. 

Não se esqueça de mencionar as atividades extracurriculares que complementam seus estudos.

Embora muitos desses essays peçam que você se concentre em suas atividades acadêmicas, lembre-se de que você ainda pode desenvolver sua especialização fora da sala de aula. Encontre clubes que apoiam seus interesses intelectuais. Se escolher se formar em Economia, por exemplo, você descobrirá que muitas universidades têm uma associação de estudantes de Economia. Participar de clubes como esses também permite uma conexão com a sua área e te ajuda a dar o próximo passo em sua vida profissional.

  • O ‘Membro da Comunidade’

Outro tema muito comum é o essay sobre comunidade, no qual as universidades pedem que os alunos descrevam uma comunidade à qual pertencem e o seu papel de atuação nela. Esta é uma ótima oportunidade para falar de um aspecto de sua identidade que ainda não foi abordado nos seus materiais de candidatura. 

Pense cuidadosamente sobre a comunidade que você deseja mencionar. 

Esses prompts geralmente são bastante vagos em termos de definir uma comunidade, de modo que você pode escolher o que acredita ser mais significativo para si mesmo. Isso pode incluir nacionalidade, herança racial, identidade sexual, religião, esportes, hobbies, ou qualquer outra comunidade que seja importante na sua vida.

Seja autêntico. 

Cada um de nós é membro de muitas comunidades diferentes, mas seria um erro tentar dizer o que você acha que a universidade quer ouvir. Autenticidade é a chave e será muito mais desafiador escrever sobre uma comunidade na qual você não se sente particularmente inserido, do que aquela em que você se sente.

Não esqueça de mencionar sua função nessa comunidade.

As universidades geralmente não alocam um grande número de palavras para os essays sobre comunidade e, como tal, é importante usá-lo com sabedoria. Não gaste muitas palavras descrevendo a comunidade, tente se concentrar em seu lugar dentro dela, como você se encaixa e o que faz para contribuir com o bem-estar de seus membros. Os oficiais de admissão querem admitir pessoas que irão fortalecer as comunidades no campus, então mostre como você faria isso.

Não tenha medo de ir para o lado pessoal.

Fazer parte de uma comunidade é algo único para cada indivíduo. As universidades são comunidades muito diversas em si mesmas, então não se preocupe em incrementar seu essay com anedotas ou memórias pessoais.

  • A ‘Citação’

Esse tipo de prompt aparece com bastante frequência. Um bom exemplo vem de Loyola Marymount, que faz perguntas como:

Speaking about education, Dr. Martin Luther King once said, “The function of education is to teach one to think intensively and to think critically. Intelligence plus character—that is the goal of true education.’’ Critical thinking is a central goal of Jesuit education, and at LMU you will be asked to think critically and intensively. Please talk about a situation that demanded critical thinking from you, and how your choices or decisions integrated intelligence and character.

Considere a universidade.

Geralmente, a citação terá alguma referência à missão e aos valores da universidade, por isso é importante mantê-los em mente ao elaborar sua resposta. Pesquise as páginas ‘Sobre’ no site da universidade para conseguir alinhar sua redação com os valores específicos da escola.

Considere as palavras-chave da citação. Se, como acima, eles usarem palavras como “criticamente”, certifique-se de usá-las em seu essay para abordar a questão com precisão.

Não foque muito na própria citação.

Você não está escrevendo um essay sobre a citação em si, mas sim usando-o como uma ponte para dizer às universidades algo sobre você. Não desperdice palavras, conte com seu conhecimento ou opiniões sobre a citação em questão. Veja este essay como uma chance de mostrar como sua visão de mundo se alinha com a missão da universidade.

NÃO esqueça de falar sobre você.

Essa é a coisa mais importante a lembrar. Quando se trata de habilidades de liderança, ou sua função na comunidade escolar, aproveite a oportunidade para dar exemplos de por que você se encaixaria perfeitamente naquele ambiente.

  • O ‘Wild Card’

U Chicago, por exemplo, é uma das universidades que gosta de desafiar os alunos com prompts diferentes e criativos. Os prompts Wild Card podem ser qualquer coisa, desde ‘Onde está Wally realmente?’ Até ‘O que há de tão estranho nos números ímpares?’. Esta é uma oportunidade para usar sua imaginação!

Mostre sua criatividade.

As universidades que usam esses prompts geralmente se orgulham da comunidade estudantil única e peculiar que construíram. Se você quiser fazer parte dessa comunidade, é uma boa ideia demonstrar sua criatividade e mostrar seus pensamentos originais.

Leia os exemplos.

É fácil ficar atordoado quando se depara com um prompt incomum, então separe algum tempo para ler exemplos do que outras pessoas escreveram nos anos anteriores. Você descobrirá que a diversidade de respostas lhe dará confiança para escrever.

Não se esqueça de dizer a eles algo sobre você.

Já dissemos isso uma vez e diremos novamente, como em seus outros supplements, é importante dizer à universidade algo sobre você que ainda não foi dito em outro lugar. Esta é uma ótima oportunidade para trabalhar aspectos de sua personalidade que não se encaixam em seus outros essays. Talvez você seja apaixonado por sustentabilidade ou seja um gênio em matemática, agora é a hora de mostrar a eles um novo aspecto de quem você é.

Não entre em pânico.

Essas redações podem parecer difíceis de responder, mas lembre-se de que não há maneira certa ou errada de construir sua redação. Divirta-se e seja autêntico!

Embora tudo isso possa parecer intimidador, não se preocupe. Você pode reutilizar cuidadosamente o conteúdo para várias outras redações, desde que os adapte à universidade em questão. Esta é uma estratégia muito melhor do que escrever vários essays sobre assuntos semelhantes. Algumas escolas continuarão a lançar prompts difíceis para os candidatos, mas contanto que você se lembre das regras de ouro de ser específico e pessoal, tudo vai ficar bem.

Aqui na Alma Mater, temos uma equipe experiente, diversa e internacional, pronta para te auxiliar com todos os desafios dos supplemental essays. Para saber mais, entre em contato conosco aqui.

Boa sorte!