Como Escrever uma Letter of Continued Interest

Se você aplicou early decision ou early action para alguma universidade e recebeu uma resposta dizendo que a sua aplicação foi deferred ou que você está na lista de espera, isso quer dizer que a universidade ainda não tomou uma decisão sobre a sua aplicação. Embora possa parecer decepcionante, receber um “talvez” não é igual a ser rejeitado! Ser colocado na lista de espera significa que sua candidatura é valiosa e você ainda tem uma chance. Escrever uma boa Letter of Continued Interest será sua oportunidade de mostrar suas qualidades como candidato, e o quanto deseja entrar para aquela faculdade. Vamos entrar em mais detalhes nas nossas dicas abaixo:

  1. Antes de Começar a Escrever

Não são todas as universidades que desejam receber materiais adicionais. É importante apenas enviar cartas para as universidades que explicitam este pedido. Leia com atenção o email que a universidade te enviou – confirmando esta informação. Entre no portal da universidade e veja se há a opção de enviar uma letter of continued interest pelo portal, caso contrário, é provável que a universidade peça que você envie um email com sua carta anexada. Agora, você pode começar a pensar no que vai escrever!

  1. Como Começar a Carta

Não deixe para a última hora para começar a escrever sua carta. Prepare-se para passar alguns dias trabalhando nela, revisando e aperfeiçoando seu formato e linguagem. A não ser que a universidade explicite outro formato, uma letter of continued interest deve ter no máximo uma página.

Certifique-se de que a carta está endereçada ao escritório de admissões da universidade, ou melhor ainda, ao oficial de admissões que supervisiona sua região, se essa informação estiver disponível. Use um tom formal, com uma saudação de “Dear Admissions Committee”, seguido por uma breve introdução que inclui seu nome legal completo, bem como sua ID do Common App, data de nascimento e a escola que frequenta.

Comece sua carta agradecendo a oportunidade e demonstrando seu entusiasmo! Nunca tente questionar a decisão do comitê de admissão. Em vez disso, mostre como você continua animado com o futuro e com a possibilidade de ingressar na faculdade dos seus sonhos.

Não seja tímido, este é o momento de demonstrar sua paixão pela universidade – deixe ela transparecer! Uma boa forma de fazer isso é afirmar seu compromisso de frequentar a faculdade caso seja aceito. Use declarações que expressam a profundidade e a sinceridade do seu compromisso. 

Para escolas que não são sua primeira escolha, não faça falsas promessas. Também não afirme que mais de uma escola é sua favorita. Nesse caso, diga algo como “continuo fortemente interessado em [Nome da faculdade] e estou muito animado por ter a chance de estudar lá”, deixando seu interesse alto e claro. Seja sempre honesto!

  1. O Que Mais Incluir

Uma vez escrita sua introdução, use o parágrafo seguinte para reiterar sua paixão pela faculdade e pela área de estudo ou programa para o qual aplicou. Tome cuidado para não repetir informações que você já tenha fornecido em seus suplementos. Escreva um texto inteiramente novo, apontando novas características que você descobriu com base em pesquisas aprofundadas da faculdade e do programa. 

Ao longo da carta, lembre-se de escrever sobre as qualidades específicas daquela universidade e do programa que você pretende estudar. Evite declarações vagas, uma boa carta entrará em detalhes sobre como você espera tirar proveito dos recursos especiais em sua área de interesse – e como este curso, especificamente, vai te preparar para sua futura carreira. Demonstre, assim, que esta faculdade ainda é sua primeira escolha.

Ah, e não esqueça de descrever como você vai contribuir para a comunidade da faculdade, e o que trará de valor para o campus. Usando exemplos concretos, demonstre que você tem qualidades à agregar!

Este também é o espaço para atualizar a universidade sobre a sua trajetória. Boa parte de sua carta deve descrever suas novas realizações acadêmicas e suas mais recentes atividades extracurriculares. O que mudou desde que você se inscreveu, e como você se desenvolveu ou se desafiou nos últimos meses? Para tornar mais fácil para o leitor, divida seu texto em seções pequenas descrevendo suas notas, prêmios recebidos, projetos recentes e/ou nomes de clubes e organizações que você passou a fazer parte. Descreva honestamente suas novidades mais impressionantes. 

  1. Conclusão

Mantendo o tom formal, agradeça novamente a faculdade por considerar sua aplicação, e reafirme seu entusiasmo pela instituição e pelo programa para o qual aplicou. Aqui você também pode reafirmar que acredita que tem valor a agregar ao campus e nas trocas com os colegas de classe. Sua assinatura deve incluir seu nome, Common App ID, assim como o nome de seu colégio e o ano de graduação da sua turma. Conclua com uma declaração direta e uma demonstração de gratidão: “Agradeço à [Nome da universidade] por considerar minha aplicação, e aguardo receber notícias em breve”.

Antes de enviar sua carta, releia seu texto com atenção, corrigindo erros de ortografia e gramática. Se possível, peça para um amigo, parente, ou professor para ler sua carta também – isso vai te ajudar a garantir que sua carta está coerente e bem escrita. Agora sim você pode clicar em enviar!