O que fazer (e não fazer) nas entrevistas online com a faculdade

Praticamente todas as áreas das nossas vidas foram atingidas pela pandemia do Covid-19, incluído aí as admissões para faculdades. Caso você já tenha finalizado seu processo de candidatura e esteja se perguntando como deve se preparar para as entrevistas online, temos algumas sugestões.

Para garantir que você se saia bem nas entrevistas virtuais, segue uma lista de dicas para quando você for ser entrevistado pelo responsável por admissões: 

O que fazer:

  1. Lembre-se de:
  • Estar pronto ao menos 15 min antes do horário da entrevista.
  • Verificar se sua conexão de internet está estável.
  • Verificar se você escreveu seu nome completo no zoom.
  • Usar um computador que não seja muito lento e com o qual você esteja familiarizado.
  • Certificar-se de estar em um local com boa iluminação, com poucas distrações e sem ruídos externos.
  • Manter seu celular no modo silencioso, mas por perto, caso algo dê errado com sua conexão de internet.
  • Informar à sua família ou colegas de quarto o horário da entrevista e pedir para não ser interrompido.
  1. Apresente-se bem-vestido: Uma entrevista não deixa de ser um evento formal, para o qual você deve se apresentar com uma aparência adequada, mesmo que esteja em casa. É essencial demonstrar que você valoriza essa oportunidade de uma entrevista.
  1. Prepare perguntas para o entrevistador: Esta conversa é para o entrevistador te conhecer, mas também para você tirar suas dúvidas sobre a faculdade. Pesquise o site da universidade e anote perguntas que demonstrem interesse pela instituição.  
  1. Olhe diretamente para a câmera:  É essencial manter contato visual com o entrevistador para demonstrar que você está engajado e interessado. Assim, procure focar na câmera o máximo possível, praticando com antecedência se necessário. É importante não dar a impressão de que está distraído. 

O que não fazer:

  1. Não se preparar o suficiente: A preparação é o mais importante para qualquer entrevista. Para uma entrevista online, por que não praticar online também? Peça a um amigo ou parente para entrevistá-lo usando o Skype ou Zoom. Dê ao seu “entrevistador” uma lista de perguntas comuns. Dessa forma você praticará responder a diversas perguntas sobre seu interesse na escola e no curso que almeja fazer, além de ter uma noção de quaisquer dificuldades tecnológicas com que possa se deparar durante a chamada.
  1. Procure não se distrair: Embora algumas coisas não estejam sob seu controle, certifique-se de que seu ambiente esteja o mais livre possível de distrações antes de iniciar a entrevista.
  1. Não foque demais nas suas anotações: Uma vantagem significativa das entrevistas virtuais para as faculdades é que você pode anotar dicas em um post-it (real ou virtual) na tela para consultar durante a ligação. Embora seja certamente útil ter anotações, certifique-se de continuar olhando para a câmera, e não em direção às suas anotações. Além disso, não tente memorizar nenhuma resposta, mesmo para perguntas difíceis. A conversa deve parecer natural e espontânea. Você quer que o entrevistador conheça a sua personalidade.
  1. Não entre em pânico se algo inesperado acontecer: Em uma entrevista por videochamada, sua conexão de internet pode falhar ou pode ocorrer algum incidente que interrompa a entrevista. Não entre em pânico. Explique calmamente a situação ao entrevistador. Ele vai compreender.

Aproveite as entrevistas virtuais da faculdade para aprender mais sobre os programas, ofertas de cursos e recursos da universidade, e não se esqueça de demonstrar seu interesse pela instituição. 

Se seguir os passos nesta lista, você estará pronto para uma ótima entrevista. Boa sorte!