Um dia com: Gabriel Gava, estudante de Visual Design no Marangoni, Milão

Escolher a universidade onde você vai passar os próximos 4 anos da sua vida não é uma tarefa fácil, especialmente sem poder visitar presencialmente o espaço. Uma alternativa que pode ajudar (e muito!) nessa escolha é assistir à rotina e ao dia a dia de alunos que já estão frequentando algumas das universidades que você considera para o seu futuro.

Pensando nisso, começamos uma nova série no nosso Instagram: os takeovers! Vamos convidar ex-alunos da Alma Mater que já estão em suas universidades dos sonhos para tomar conta dos nossos stories durante um dia. A ideia é que, nesse período de tempo, eles mostrem suas atividades, aulas, rotina e compartilhem a experiência de ser um brasileiro estudando fora, além de tirar as principais dúvidas de vocês, nossos seguidores e candidatos.

Inauguramos essa série convidando o ex-aluno Gabriel (‘Biel’) Gava, atualmente estudante de Visual Design no Istituto Marangoni em Milão, na Itália! A ’invasão’ aconteceu no último dia 8 de abril, sexta-feira, mas se você não conseguiu acompanhar, não se preocupe! Iremos resumir as contribuições dele aqui nesse artigo, logo depois da entrevista. E caso ainda queira assistir às respostas e dicas do Biel em vídeo, os stories estão disponíveis no destaque “Takeovers” do nosso perfil. Confira!

Entrevista exclusiva com Gabriel Gava:

Alma Mater: As aulas são em inglês ou em italiano? Você aprendeu o idioma aí?
Gabriel Gava: Aqui no Marangoni, tem alguns cursos onde você pode escolher o idioma, como o meu. No meu caso, eu optei por fazer em inglês. O italiano estou aprendendo no dia a dia , ‘me jogando’, além de ter tido algumas aulas básicas.

AM: Tem muitos brasileiros na faculdade ou você tem mais contato com europeus?
GG: De brasileiros na faculdade, tenho um amigo da minha sala e mais duas meninas, mas convivo bem mais com o pessoal de fora (Suíça, Itália, Egito, Turquia, Rússia, Croácia, Suécia…). Mas fora da faculdade tenho um grupo de amigos brasileiros que amo demais também, e é indispensável!

AM: Qual o seu curso e aulas favoritas?
GG: Estudando Visual Design, junção de tópicos como design gráfico (foco), tipografia, fotografia, layout, edição de fotos e vídeos, modelagem 3D, animação… Na parte mais teórica eu estudo História e Cultura do Design, Image Semiotics e Physics for Design. Nesse semestre, minhas matérias favoritas são Graphic Design, Photography e Printing Techniques!

AM: O instituto tem dormitório?
GG: Em Marangoni, não temos alojamento, o que considero um ponto negativo. Tive que procurar minha casa por fora e não foi fácil, mas encontrei um apartamento, meu “cantinho” super aconchegante que eu amo. Tenho um quarto, uma sala, cozinha e uma mesa onde estudo.

AM: Foi difícil se adaptar à vida fora do Brasil?
GG: É uma experiência muito pessoal/individual, vai de cada um. Eu achei que seria muito tranquilo porque sempre soube que queria vir pra cá e já estava planejando há um tempo, mas confesso que não foi fácil. Cada vez mais estou me estabelecendo melhor, fazendo grupo de amigos, encontrando muitas oportunidades incríveis, facilidade de viajar, tranquilidade de mobilidade na cidade com segurança. Mas no início não estava esperando tantas mudanças. É tudo novo: laços novos com pessoas novas, o processo de adaptação a uma cidade nova.. só na prática para entender. A saudade é grande, mas agora estou mais tranquilo.

AM: Você tem aula todos os dias da semana? As aulas costumam ter quanto tempo de duração?
GG: Depende do curso, mas no meu tenho de segunda a sexta e às vezes uma aula sábado de manhã. Costumo ter duas aulas de 2h30 com uma pausa pequena. Minhas aulas normalmente começam às 14h45 e terminam às 20h. Mas minhas amigas que fazem Fashion costumam ter aulas mais no turno da manhã e sexta livre.

Transcrição do takeover:

Gabriel começou o dia se apresentando: ele tem 18 anos e, em 2021, sua vida mudou para a Itália quando conseguiu realizar o sonho de estudar no Istituto, no campus de Milão. Biel fez algumas paradas em alguns pontos da cidade: de manhã, visitou um parque para aproveitar o sol de início de primavera, após o inverno pesado que passou no país. Mostrou o Duomo de Milão, o ponto principal da cidade com estrutura construída em torno de 1400 e um ótimo ponto para pausa entre as aulas, já que fica a alguns minutos andando tanto da faculdade quanto da sua casa. No Duomo também fica localizada a Galleria Vittorio Emanuele, onde você encontra as maiores grifes do mundo (Chanel, Louis Vuitton, Gucci, Yves Saint Laurent).

Chegando na faculdade, Biel apresentou o campus da Marangoni e entrou na sua primeira aula do dia: Printing Techniques. Durante a aula, botou em prática técnicas de impressão para imprimir artes que ele e os colegas de classe criaram em aulas anteriores. Ele contou que essa é a matéria em que mais trabalha com objetos concretos desse semestre no curso, já que Visual Design é um curso bem mais digital.

No break entre as aulas, Biel mostrou que costuma ir ao Carrefour ao lado da Marangoni para fazer um lanche e apresentou a área coletiva externa da faculdade, com máquinas de café onde os alunos costumam passar o tempo livre, além do laboratório de materiais e da biblioteca. Depois, assistiu à segunda aula do dia, com os carimbos e técnicas de printing para formar um design seu. Comentou: “É muito bacana como a gente é super livre para ser criativo em cima dos trabalhos propostos. E quando terminamos o trabalho regrado,  estamos livres para experimentar com os materiais.“

O dia na faculdade terminou por volta das 20h. Biel mostrou o Duomo à noite, ainda bastante movimentado, e aproveitou para contar um pouco sobre o transporte público e locomoção em Milão enquanto pegava o metrô. A cidade é conhecida por ter um dos melhores sistemas de transporte da Europa. Metrô, ônibus e tram que funcionam muito bem conectando vários pontos da cidade e em vários horários. Biel fez o card anual que lhe dá o direito total de usar todos os transportes, mas também existem os tickets mensais, semanais e individuais. Chegando em casa, ele concluiu seu takeover contando que foi um dia cansativo, porém muito divertido.


Nós adoramos conhecer mais do Istituto pela visão de um aluno que vive a rotina diária! Muito obrigada, Biel, por compartilhar com a gente um pouco da sua incrível experiência! 
Caso você tenha ficado inspirado pelo relato do nosso ex-aluno e tenha se interessado na experiência de estudar fora, entre em contato com a Alma Mater para entender como podemos te ajudar nesse processo!