Você é calouro? Confira 9 dicas para o seu primeiro ano de faculdade no exterior

Parabéns, calouro, você passou para a faculdade dos seus sonhos! E agora? Já está pronto para fazer essa grande mudança? De fato, estudar fora pode ser muito empolgante, porém é normal sentir um pouco de medo da mudança. Se você tem dúvidas de como navegar no seu primeiro ano de faculdade no exterior, este artigo é para você!

Como um fresher, ou freshman (como chamam os ‘calouros’ em inglês), muitas vezes é difícil saber o que esperar do início da faculdade. Ainda mais quando se decide estudar em outro país. Não importa como você tenha imaginado, certamente sua vida como estudante universitário será diferente da sua vida no ensino médio. Principalmente considerando que esse será o primeiro ano “de volta ao (novo) normal”, após os efeitos sentidos pela pandemia no mundo inteiro. 

Portanto, aprecie esse momento, mesmo que não seja possível “prever” exatamente como será seu primeiro ano de faculdade no exterior. Procure se informar e se preparar da melhor forma possível para esta nova experiência! E lembre-se: a Alma Mater está aqui para te ajudar!

Compilamos este guia para auxiliar você, calouro, a saber o que esperar do seu primeiro ano de faculdade no exterior conforme avança em sua jornada. Confira as nossas dicas a seguir!

Escolha suas matérias estrategicamente no primeiro período

Como calouro você pode fazer algumas aulas de matérias nas quais tem mais facilidade, ou seminários com carga horária equilibrada. Não tenha medo de perguntar ao seu dean se pode trancar uma matéria, se precisar. 

Aproveite as oportunidades no campus, sempre com foco no sucesso acadêmico

Aproveitar as oportunidades no campus é ótimo para que os calouros se adaptem à nova realidade. Todavia, lembre-se que o sucesso acadêmico é sua principal prioridade. 

Dessa forma, não deixe que atividades e eventos extracurriculares atrapalhem a sua grade curricular. Procure ajuda de seus professores ou recursos da faculdade caso não consiga acompanhar uma aula. 

Permita-se tempo suficiente para dormir bem

Uma dica importante para qualquer calouro é não deixar os trabalhos para última hora e não deixar que acumulem. Limite o seu tempo online nas mídias sociais para tornar o seu tempo de estudo mais produtivo.

Sentir saudades de casa é normal no primeiro ano de faculdade no exterior

Você vai sentir altos e baixos mesmo, especialmente nesse início de adaptação. Mas saiba que você não é o único. Até os estudantes mais felizes também estarão passando pelo mesmo! 

Calouro: tudo bem demorar para “se encaixar”

Se você se sentir deslocado no começo, lembre-se de que outros calouros estão se sentindo exatamente como você. Todavia, é normal que com o tempo você encontre o seu grupo. 

Seja respeitoso com seu colega de quarto

Você possivelmente irá dividir um quarto com outro colega no primeiro ano de faculdade no exterior. Portanto, esteja pronto para fazer acordos em relação ao espaço, como arrumação, por exemplo. Além disso, busque ser razoável, respeitoso e flexível. 

Não fique ansioso para consolidar novas amizades no primeiro ano de faculdade no exterior

Não é da noite para o dia que fazemos nossos melhores amigos, verdade. Porém, uma coisa é certa: é na faculdade que fazemos amigos para o resto da vida!

Conversar com Juniors e Seniors ajuda os calouros a se adaptarem à faculdade no exterior 

Como calouro, procure conversar com os alunos veteranos, chamados de juniors e seniors. Afinal, eles conhecem bem o campus, pois também já estiveram no seu lugar. 

Desenvolva um bom relacionamento com seus professores

Você ainda está no ensino médio, mas já pensa em estudar no exterior? Então desenvolva desde já um bom relacionamento com os seus professores. Afinal, nunca se sabe as oportunidades e contatos que eles podem te trazer!

Embora você agora já saiba um pouco mais sobre o que esperar do seu primeiro ano de faculdade no exterior, tudo ainda será muito novo e diferente. Mas temos certeza que você irá aproveitar. Mantenha-se positivo, comece com o pé direito e não olhe para trás!

Não se esqueça que sempre terá o apoio da sua faculdade, dos seus colegas e da Alma Mater. Estaremos lado a lado na sua caminhada. Boa sorte e stay in touch!

Se quiser saber mais sobre o apoio que a equipe da Alma Mater pode te oferecer, entre em contato com a gente!

keywords