Summer program: como é fazer um curso de verão numa Top 10 como Columbia University?

Entrevista com Victoria H.,  cliente da Alma Mater

Os cursos de verão, às vezes chamados de summer programs, cursos de férias ou pre-college programs, são uma ótima forma de ganhar mais conhecimento sobre o assunto que deseja estudar na faculdade. Além disso, também é uma ótima maneira de experimentar um primeiro gostinho de como é a experiência de estudar fora!

Se você tem interesse ou gostaria de saber mais sobre esses tipos de programas, que acontecem normalmente nas férias de meio de ano, acompanhe a seguir a entrevista com nossa aluna, Victoria H. No decorrer da entrevista, Victoria fala sobre sua experiência durante o Summer Program da Columbia University, em Nova York, e dá dicas para alunos que queiram fazer um curso de verão no exterior pela primeira vez.

Alma Mater: Olá, Victoria! Você pode se apresentar para a gente?

Victoria H.: Olá! Eu me chamo Victoria, tenho 18 anos e sou do Rio de Janeiro! Atualmente estou cursando o último ano do ensino médio na Escola Alemã Corcovado. 

AM: Quando você decidiu fazer um summer program em Columbia? Por onde começou a pesquisa e qual foi o foco do seu curso?

VH: Eu decidi fazer o Summer Program de Columbia no final de 2021. Na verdade, eu queria fazer um curso de Business com foco na área de Marketing (que será o meu major na faculdade). A partir de então, eu, juntamente com a Luiza, que é minha consultora na Alma Mater, começamos a pesquisar quais programas seriam mais interessantes dentro das minhas ambições acadêmicas e gostos pessoais. 

AM: Como foi o processo de se candidatar para o curso de verão na Columbia University?

VH: A princípio, o processo foi bastante longo. Até mesmo porque eu também apliquei para outros summer programs, como o de Yale, por exemplo, para o qual também fui aceita. E como são programas muito competitivos e academicamente rigorosos, exigem bastante foco e determinação, seja nas notas escolares, redações e em demais elementos. 

AM: O que você diria que te fez uma boa candidata para o summer program de Columbia?

VH: Sem dúvida alguma a Alma Mater foi essencial para que eu tivesse uma candidatura forte. Além das minhas notas na escola, eu acho que os meus essays (as redações que cada candidatura pede) fizeram a diferença. Foram vários rascunhos e muitas revisões até chegar no texto final. E eu acredito, sinceramente, que isso foi fundamental para que eu estivesse entre os candidatos aprovados. 

AM: Como foi a sua experiência nas aulas? O que mais te chamou a atenção?

VH: Minhas aulas eram incríveis. Eu fiz um curso de verão chamado “Communicating with Consumers” e durante as aulas eu pude aprender os princípios básicos de Marketing, Branding, e Consumer Behavior. O que mais me chamou atenção foi o alto nível acadêmico, tanto da estrutura do curso, quanto dos professores, durante toda a minha estadia em Columbia. Com certeza foi muito enriquecedor para o meu futuro. 

AM: Pode nos contar um pouco sobre o equilíbrio entre a parte acadêmica e as atividades extracurriculares? Você fez novas amizades? Como foi o convívio com os outros alunos durante o curso de verão?

VH: Além das nossas aulas regulares, os alunos tinham acesso a muitas atividades extracurriculares durante o dia, desde workshops até passeios como field trips. De fato, foi preciso achar um equilíbrio entre as duas coisas, pois tínhamos muitas tarefas para fazer após as aulas. Porém, eu sempre priorizei aquilo que mais me chamava atenção e que tinha mais a ver com os meus interesses. 

Felizmente eu fiz muitas novas amizades, bem mais do que eu estava esperando! Nosso convívio era ótimo, sempre que podíamos, estávamos  juntas.

AM: Você conseguiu passear por Nova Iorque? Tem alguma dica para outros alunos que queiram visitar a cidade?

VH: Consegui, sim. A própria universidade organiza vários programas pela cidade, principalmente aos finais de semana. Porém, também podíamos organizar nossos próprios programas de acordo com nossos gostos e interesses. Eu visitei junto a um grupo de amigos o Museu Guggenheim. É lindo e muito interessante, vale a visita! 

AM: Qual é a lembrança mais importante que você tem do seu processo de mentoria com a Alma Mater?

VH: Com certeza o apoio e o suporte que eu tive até agora durante todo esse application process para Columbia. Foi fundamental ter a Alma Mater ao meu lado neste momento. 

AM: Você diria que a experiência no summer program te ajudou a consolidar o caminho acadêmico que deseja seguir?

VH: Sem dúvida alguma ajudou muito. Os summer programs são sempre uma ótima oportunidade para nos conhecermos como pessoa, evoluir e nos desafiarmos tanto pessoalmente como academicamente. Inegavelmente eu voltei para casa com muito mais confiança e certeza dos meus objetivos e próximos passos. 

AM: Qual o principal conselho que você daria para um aluno que queira fazer um summer program pela primeira vez?

VH: Não tenha medo! Ou seja, se você tem vontade de ir, vá. Você pode sentir saudades de casa, pode ser que fique nervoso no início, mas depois tudo melhora lá. Você irá conhecer muitas pessoas, dos mais diversos lugares do mundo. Certamente fará muitas novas amizades e também terá uma primeira experiência do que é ter uma “college life”. E honestamente? É incrível! 

Quer saber mais sobre como a Alma Mater pode te auxiliar no processo de candidaturas para programas de curto prazo e universidades no exterior? Então entre em contato com a nossa equipe!