Conheça a plataforma interativa Vioo, usada pelos alunos Alma Mater

  1. Como a ideia de criar a plataforma Vioo surgiu? 

Eu e o Aleks (meu co-fundador) passamos pelo processo de candidatura para a universidade poucos anos atrás, e a gente sabe o quão difícil é tomar uma decisão segura e gratificante. Nem todo mundo tem o tempo, recurso, ou oportunidade para visitar faculdades, além de começarem o processo tarde demais. Apesar de termos sido rivais de quadra no ensino médio, voltamos a conversar no final de 2018, tentando entender como poderíamos ajudar alunos nas suas “college decisions”, de forma autêntica e transparente. Depois de várias noites dormindo no sofá do Aleks em NYC, criamos a Vioo, que hoje consegue mostrar a vida universitária pela perspectiva dos alunos que conhecem aquelas realidades, de forma acessível a alunos e pais!

  1. Para que perfil de aluno a plataforma foi criada?

A Vioo foi criada para alunos com o sonho de cursar faculdade fora da sua cidade, seja em outro estado, outro país, ou outro continente. Temos recursos para alunos que nem sabiam que estudar fora era uma possibilidade, e para os alunos que estão prestes a aceitar suas “acceptance letters”. 

A maneira em que cada aluno acaba tirando proveito da Vioo depende da fase em que se encontram no processo. Para alunos que estão descobrindo tudo pela primeira vez, temos videoaulas que facilitam o conhecimento básico sobre o processo de candidatura, a documentação e os fatores a serem levados em consideração. Para alunos mais avançados no processo, temos uma seleção de serviços que chamamos de “on-demand”, ou seja, conteúdo sob seu controle. Com a Vioo, um aluno do ensino médio consegue bater um papo com universitários atuais, o que chamamos de Future You, fazer um tour virtual guiado por um universitário, e pedir vídeos que ainda não estejam na plataforma.

  1. Na future you on-demand chat, quais critérios são usados para conectar um aluno da faculdade com um estudante em potencial? 

Para ser “matched” com um aluno, usamos um algoritmo de matchmaking que busca encontrar um universitário com maior grau de semelhança com o estudante potencial. Na verdade, é um sistema relativamente fácil de entender: priorizamos o interesse do aluno baseado na universidade, curso, país de origem e língua nativa. Depois, exploramos os interesses não acadêmicos, grandes divisores como necessidade de bolsa e interesse em ser um atleta universitário, ou participar de “greek-life”. Priorizamos a proteção de dados durante o processo todo.

  1. Qual foi a primeira etapa na criação  da plataforma?

A primeira etapa veio bem antes da criação da plataforma. A gente precisava de algum meio de receber vídeos de alunos, então criamos vários tipos de formulários com o próprio Google Forms. Começamos com uma conta básica no Instagram e isso nos deu um tempo para montar um site, que aliás, não tínhamos noção de como começar. Imediatamente enfrentamos dois grandes problemas: quais tecnologias utilizar, e se nosso foco seria em alunos do ensino médio ou na faculdade. O pessoal de startup costuma chamar isso de “the chicken and egg problem”, e decidimos que antes de liberar a plataforma para alunos, tínhamos que montar um banco de dados bem rico. Depois dessa decisão, corremos atrás de alunos para produzirem vídeos, enquanto montamos um site que conseguisse hospedá-los. 

  1. Como os alunos que fornecem vídeos apresentando suas faculdades são pré-selecionados?

Existem dois tipos de alunos que podem produzir conteúdo: o embaixador e o aluno comum. Nossos embaixadores, chamados de ‘growth partners’, passam por um processo de entrevista e são treinados no processo de gravação de vídeos, além de terem metas semanais. Isso não significa que censuramos o conteúdo, mas fazemos uma curadoria para garantir uma qualidade de áudio e vídeo, e claro nenhum vídeo com palavrões, gestos obscenos ou imagens profanas passam pelo nosso filtro. Porém, acreditamos que toda opinião deve ser respeitada! É por esse motivo que você acaba encontrando pessoas criticando certos aspectos da universidade e outras falando que é a melhor coisa do mundo. Essa autenticidade é o que leva o aluno do ensino médio a tomar decisões mais seguras, já que acabam entendendo os dois lados da moeda.

  1. Com qual conteúdo da plataforma os alunos mais interagem/engajam?

Quase todos alunos que vão para o exterior procuram algum tipo de bolsa, então esse conteúdo ganha muita tração. Logo em seguida, são os tópicos que você só encontra na Vioo: 

  • “Campus Gems”, que são os lugares favoritos no campus;
  • “Weekend Getaways”, o que fazer no final de semana;
  • “Internship & Research Opportunities”, oportunidades de estágio e pesquisa, 
  • “Life Hacks”, como sobreviver a vida no campus e dicas que aprendemos.

Em termos de serviços, nossos alunos adoram o Future You porque conseguem conversar com um universitário de forma bem aberta, dentro de um ambiente seguro. Na minha opinião – um tanto enviesada haha – a conversa acaba fazendo mais do que apenas informar, e sim inspirar. Vendo um aluno 1-2 anos na sua frente tem um poder enorme, porque mostra que existe muita coisa ao seu alcance. É bem diferente de um college recruitment pitch! 

  1. Se você (Chris) pudesse voltar atrás, qual escolha faria diferente sobre a sua vivência na faculdade?

Nossa, são tantas coisas haha. Eu começaria eliminando tudo do meu dia que não fizesse meus olhos brilharem. Acabei fazendo muita aula inútil e muita coisa no geral durante minha carreira acadêmica. Teve uma época que eu estava fazendo 7 aulas, trabalhando em laboratórios, com mais um side hustle de trocar tinta de impressora na biblioteca (ninguém merece), e jogava pelo time de futebol. Se pudesse fazer tudo de novo, eu focaria nas coisas que realmente me dariam prazer e me aproximasse das minhas metas de longo prazo ao invés de querer preencher um currículo. 

Eu provavelmente deveria ter feito um minor em computer science, ou até um double major. Apesar de gostar de hardware e data science, o engenheiro moderno precisa entender o mundo de software. 

Fui sortudo porque me adaptei rapidamente no ecossistema acadêmico, mas nunca fiquei próximo dos meus professores. Além de sempre quererem o melhor para você (se você mostra vontade de aprender), eles são líderes em suas respectivas áreas. Perdi grandes oportunidades e amizades por não ter engajado mais com eles.

Finalmente, eu perdi um semestre e meio tentando recrutar para consultoria. Nada contra, mas eu estava me formando em engenharia, e precisava de um mentor para me explicar que eu estava perdendo meu tempo. Confesso que foi difícil chegar a essa conclusão porque a UPenn é muito competitiva e várias pessoas sonham em ter um estágio em banco ou consultoria. Acabei deixando essa mentalidade me desviar dos meus objetivos de longo prazo.

  1. Quais seriam suas dicas para alunos brasileiros durante o processo de candidatura para universidades estrangeiras?

Comece com antecedência, explore alternativas com a Vioo, converse com alunos que já estudam nas universidades que mais te interessam, e procure muito feedback nos essays. Agora que o processo está ficando cada vez mais voltado ao fit com sua universidade, é preciso ser cirúrgico com suas respostas. Com a Vioo, você consegue assistir conteúdo dos próprios alunos na faculdade, e estamos super felizes em anunciar que todos alunos da rede Alma Mater terão acesso ao conteúdo da Vioo de forma ilimitada. 

  1. Qual você diria que é o maior diferencial entre a sua plataforma e as demais que oferecem esses recursos de interação?

Autenticidade. Você não encontra alunos contando sobre suas experiências de forma livre em qualquer outro lugar. Além disso, é muito fácil conectar com universitários atuais, então aproveitem!

  1. Qual foi a maior dificuldade que enfrentaram desde a criação da plataforma?

Uma grande dificuldade foi conseguir chegar nas universidades de cada país de forma estruturada. Acabamos criando uma equipe de “Growth” que tinha como objetivo principal atrair usuários universitários para que eles pudessem produzir vídeos. Porém, não tinha um motivo muito claro para eles gravarem, então acabamos criando um programa de embaixadores que hoje já chegou a 200 integrantes! Agora, o nosso objetivo é estar presente em mais de 400 universidades com vídeos, expandir para pós-graduação, e aumentar a nossa base de vídeos!

  1. Como vocês se planejam para trazer cada vez mais novidades para o Vioo?

Aprendemos muito com nossos usuários e o feedback que recebemos. A Vioo é uma plataforma “on-demand”, então corremos atrás do que os usuários sugerem, mas isso é só uma dimensão.  Nosso grande sonho é ser uma ferramenta indispensável para o college e job search, um Google que mostra a vida como ela é para cada etapa da vida. Em um mundo onde a comunicação digital é onipresente, queremos trazer um toque pessoal que só o vídeo consegue trazer. E claro, através de conexões autênticas e transparentes. 

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