A Day in the Life: Tel Aviv/Columbia University. Entrevista com Ilana W. – Dual Degree Program

Você já ouviu falar em “Dual Degree Program”? Em princípio, trata-se de um tipo de programa de dupla graduação, oferecido por algumas universidades no exterior. Na verdade, é uma oportunidade de estudo bastante diferenciada, pois permite que os alunos façam duas graduações simultâneas e/ou se formem em duas universidades diferentes!

A prestigiosa Columbia University tem um programa de dupla graduação em parceria com a também conceituada Universidade de Tel Aviv (TAU), em Israel. Ambas oferecem aos alunos uma experiência educacional riquíssima que abrange duas cidades cosmopolitas em dois continentes. O programa permite que o aluno aprimore sua visão global e desenvolva habilidades de comunicação e pensamento crítico ao mais alto nível acadêmico.

Os alunos têm a oportunidade de vivenciar ambientes que são socialmente, culturalmente e academicamente distintos, enquanto estudam em duas renomadas universidades. Os dois primeiros anos do programa são na cidade de Tel Aviv, em Israel. Já os dois anos finais são no coração de Nova York.

Para saber mais sobre o Dual Degree Program, acompanhe a seguir a entrevista com nossa aluna Ilana W. Ela nos contou em detalhes sobre seu primeiro ano em Israel!

Alma Mater: Olá, Ilana! Você pode se apresentar para a gente brevemente?

Ilana W.: Olá, me chamo Ilana, tenho 19 anos e estou no meu segundo ano de faculdade no exterior. Fiz todo meu processo de aplicação para faculdades nos Estados Unidos em 2020 com a Alma Mater, e consegui entrar nas faculdades que mais queria, inclusive na que estudo hoje!

AM: O que te levou a escolher o Dual Degree Program das universidades de Columbia e Tel Aviv?

IW: Três foram os motivos principais que me levaram a escolher esse Dual Degree Program

O primeiro foi a oportunidade de vivenciar tanto Nova York, quanto Tel Aviv, duas culturas, cidades e povos completamente diferentes. Contudo, que também se aproximam muito na questão de diversidade social e oportunidades. 

O segundo motivo foi a experiência internacional que estou tendo. Estou estudando com alunos e professores de várias partes do mundo e tendo acesso a uma educação de ponta dessa perspectiva global. 

O terceiro ponto foi o da dupla graduação. Até mesmo porque em apenas quatro anos irei me formar com dois diplomas de duas universidades mundialmente reconhecidas.

AM: Qual é o seu curso acadêmico e o que te levou a escolhê-lo?

IW: Hoje, em Tel-Aviv, faço um major em Psicologia e um minor em Business e empreendedorismo. Já em Columbia, irei cursar Neurociência ou Química. 

Escolhi esse Dual Degree Program pela possibilidade de explorar diversas áreas do conhecimento que são do meu interesse. Dessa forma, não me limito apenas a uma especialização ou área específica.

AM: O que você acha que te fez um boa candidata para esse programa de dupla graduação tão reconhecido e concorrido?

IW: Acho que não existe uma única fórmula para tornar-se um bom candidato. Acredito, porém, que um fator que contribuiu muito no meu caso foi a constância. 

Durante todo o ensino médio me preocupei em manter boas notas na escola. Além disso, me dediquei a projetos voluntários com os quais me identificava, me envolvi com atividades acadêmicas e extracurriculares, sempre procurando espaços de liderança e aprendendo a trabalhar melhor em equipe. 

Por certo, tanto a minha persistência quanto a paixão por essas atividades me fez uma candidata única.  

AM: O que foi mais memorável do seu processo de aplicação com a Alma Mater?

IW: O que foi mais memorável no meu processo com a Alma Mater foi o apoio que tive do início ao fim de tudo. Afinal, durante todo o processo de candidatura a Alma Mater me deu toda a rede de suporte necessária, me preparando para os momentos mais difíceis e me tratando como uma aluna única.

AM: Quais são as suas aulas favoritas no seu Dual Degree Program até agora?

IW: Duas aulas que adorei foram “Psychopathology” e “What are the Humanities”.

AM: Quais são os seus lugares preferidos no campus, ou perto do campus? 

IW: Meu lugar favorito no campus da TAU é um jardim próximo ao prédio principal onde as pessoas costumam deitar na grama, fazer piqueniques e se reunir para estudar.

AM: Como foi o seu processo de adaptação ao país e à nova cultura?

IW: Por já ter vindo antes a Israel, estar em um país onde tenho conhecidos, em um programa onde quase todos os alunos são internacionais e buscam um conforto nos amigos, foi um processo tranquilo. 

A cultura israelense é bem receptiva e as pessoas estão muito dispostas a te ajudar. Porém, levei um tempo para me adaptar à vida longe de casa.

AM: Você está animada para os dois últimos anos do programa de dupla graduação, que serão na Columbia University em Nova Iorque?

IW: Sim! Estou muito animada para essa mudança e novo desafio, especialmente agora, já tendo formado um grupo de amigos.

AM: Como são as opções de acomodação para undergraduates? Como está sendo sua experiência nos dormitórios?

IW: Para undergraduates existem algumas opções aqui em TAU: um apartamento individual, um apartamento de dois quartos para duas pessoas, ou um apartamento de dois quartos para quatro pessoas (no que eu fiquei). 

O mais indicado para os alunos do primeiro ano é a terceira opção, por ser mais fácil de socializar. Além disso, também é mais perto dos prédios principais do campus. 

Minha experiência está sendo boa! A localização é maravilhosa: perto da praia, ao lado de um supermercado, shopping e do campus. Fiz bons amigos no meu dormitório e construímos uma relação de muita parceria. 

AM: Como descreveria o perfil do aluno do Dual Degree Program de Columbia e Tel Aviv?

IW: O perfil é de um aluno curioso intelectualmente, que gosta de estar sempre descobrindo e explorando coisas novas, tanto academicamente quanto no dia a dia. É um aluno esforçado, mas também muito parceiro e solidário com os outros. 

AM: Você participa de quais atividades extracurriculares ou clubes estudantis? 

IW: Participo de alguns, como do time de futebol da faculdade e de um clube no qual debatemos assuntos polêmicos no judaísmo e organizamos viagens por Israel.

AM: Como é a dinâmica social por aí?

IW: Sem dúvida a vida social em Tel Aviv é incomparável! Uma cidade que nunca para. Tenho um grupo grande de amigos e saímos toda semana ou marcamos de cozinhar e conversar. Curto muito explorar pequenos bairros com meus amigos, ir à praia jogar bola com o grupo e descobrir as infinitas sorveterias de Israel. 

AM: Quais são os seus planos para depois de se formar?

IW: Depois de me formar pretendo fazer um mestrado, mas ainda estou identificando a área na qual quero trabalhar. 

AM: Qual conselho daria para um aluno ou aluna com interesse em se candidatar ao Dual Degree Program de Columbia e Tel Aviv?

IW: Aconselharia a pessoa a ser autêntica e mostrar como sua personalidade se encaixa com essa experiência. 

Diria, ainda, para manter sua mente curiosa, pois o mais importante é a vontade de aprender sobre mais culturas e ter uma experiência única em diferentes países, sendo crucial expressar esse desejo em todos os momentos. Diria, também, para o aluno se preparar para ter um crescimento não apenas acadêmico, mas também pessoal e social, estando aberto para se descobrir e renovar durante todo o processo. 

Muito obrigada, Ilana, por compartilhar conosco um pouco sobre a sua jornada! Nós adoramos conhecer mais sobre o Dual Degree Program da Columbia University em parceria com a University of Tel Aviv pela visão de uma aluna que está vivendo o dia a dia dessa experiência, que parece ser uma vivência muito bacana e desafiadora.

Caso você tenha se inspirado pelo relato da nossa ex-aluna e tenha interesse na oportunidade de estudar fora em um programa de dupla graduação, entre em contato com a equipe da Alma Mater para entender como podemos te ajudar nesse processo!

keywords