14 Dicas Para Gabaritar o Novo SAT Digital

Em maio, a Alma Mater fez um webinar exclusivo com dicas para gabaritar o novo SAT digital. Se você não conseguiu assistir, leia abaixo um resumo com as principais dicas para aumentar suas chances de sucesso nessa prova!

Provas como o SAT (Scholastic Assessment Test) são uma parte muito importante da candidatura para quem quer ser aprovado nas melhores faculdades dos Estados Unidos. E, claro, também em outras universidades internacionais, como a IE University e a Università Bocconi, ambas na Europa. Essa forma de avaliação acadêmica dentro do processo de candidaturas é mesmo desafiadora, e torna-se ainda mais estressante com a pressão de ter um bom desempenho dentro do tempo limitado dos testes.

A boa notícia é que é totalmente possível aliviar essa ansiedade com o novo SAT digital, que oferece mais tempo por questão, entre outras vantagens. O segredo para ter o melhor desempenho é entender e aplicar estratégias já testadas e comprovadas que irão te levar ao sucesso. 

A cada 10 anos o SAT sofre alterações para se manter relevante. Inclusive, um dos grandes fatores que motivou essa mudança foi a pandemia da COVID-19. Como muitos alunos estavam impossibilitados de realizar a prova, inúmeras faculdades optaram por serem Test Optional. Dessa forma, para se manter relevante e atrativa, a prova passou por atualizações. 

Em outra oportunidade, aliás, já publicamos um artigo sobre as mudanças do SAT. Todavia, como esse assunto é muito importante para os nossos candidatos, e para você, que quer estudar fora, preparamos uma lista com as principais dicas para você tirar a maior nota possível no novo SAT digital. Confira!

14 dicas para gabaritar o novo SAT digital

1. Fique atento, pois o SAT passou a ser adaptive (prova adaptativa)

Isso significa que após responder algumas perguntas iniciais, a dificuldade das próximas questões será baseada na sua performance. 

Sendo assim, você só vai conseguir gabaritar de fato a prova se entrar no módulo mais avançado após ter finalizado o módulo diagnóstico (tanto de matemática, quanto de inglês). Os alunos que tiram aproximadamente 70% no módulo diagnóstico garantem acesso ao módulo mais avançado.

2. Aproveite o maior tempo disponível

No SAT digital você terá 15% a mais de tempo para responder cada pergunta. Portanto, use do seu preparo para garantir o gabarito.

3. Tire proveito dos trechos curtos de leitura, que favorecem alunos internacionais

Como candidato internacional, tire proveito do fato que a nova prova conta com trechos mais curtos de leitura. Isso porque os longos trechos do SAT antigo podiam ser uma barreira para os alunos cuja língua nativa não é o inglês.

4. Novo SAT digital tem maior foco em geometria

Vale destacar que a nova prova tem maior foco em geometria e menos foco em questões de estatística na seção de matemática. Dessa forma, você pode se preparar levando isso em consideração, garantindo assim, o gabarito na seção de matemática.

5. Aproveite as novas funcionalidades do SAT digital

A nova prova do SAT te permite sinalizar as questões que você gostaria de revisar ao final de cada seção. Portanto, faça uso dessa funcionalidade para garantir que você não vai esquecer de nenhuma questão.

6. Agende seu lugar com antecedência

Agora que o College Board irá entregar os resultados com mais agilidade (entre 2 ou 3 dias úteis), você terá ainda mais tempo para se organizar caso precise agendar uma nova prova. Essa dica é importante, pois as vagas em test centers no Brasil muitas vezes esgotam rapidamente. 

7. Use a calculadora Desmos

A ferramenta já está inserida no bluebook app. Por isso, utilize-a desde já nas suas aulas de matemática ou quando estiver estudando, para se familiarizar com ela. 

8. Leve o seu computador completamente carregado

É necessário que ele possua bateria suficiente para mais de 3 horas, pois não será permitido carregar o computador durante o teste. A não ser, claro, que você tenha direito a tempo extra para a prova. Você não vai querer correr o risco de ficar sem bateria no final da prova, não é mesmo?

9. Familiarize-se com o app Bluebook

Outra dica para ter bons resultados no SAT digital é baixar o app Bluebook bem antes do dia da prova. Assim, terá tempo suficiente para se familiarizar com ele.

10. Inicie um hábito diário de leitura em inglês

Pode ser jornal, poesia (inclusive esse gênero deve cair no novo SAT digital), romances ou qualquer outro tipo de literatura. Se quiser dicas de leitura, confira o nosso artigo 20 livros para expandir o seu vocabulário para o SAT, ACT, TOEFL e IELTS.

11. Faça os simulados no Bluebook app

Mas, também, utilize materiais da versão antiga da prova, que ainda são relevantes para o novo SAT digital.

12. Aproveite todas as oportunidades

Com a abertura de mais datas para provas internacionais, você tem mais oportunidades estratégicas de gabaritar o novo SAT digital. Faça uso delas organizando o seu estudo ao longo de vários meses/anos.

13. Inscreva-se para as próximas provas

Próximas datas do SAT:  

  • 26 agosto – inscrição até: 11/08 (mas as vagas acabam muito antes!)
  • 7 outubro – inscrição até: 22/09
  • 4 novembro – inscrição até: 20/10
  • 2 dezembro – inscrição até: 17/11

14. Siga os passos abaixo para fazer o simulado diagnóstico e treinar para a prova

Aqui na Alma Mater, estamos trabalhando com os tutores do Alma Mater Test Prep para adaptar os materiais de estudos e de preparação para nos adequarmos a essas mudanças. Dessa forma, podemos oferecer aos alunos o apoio necessário para ter o melhor desempenho no novo formato do SAT. 

Se você deseja saber mais sobre como a Alma Mater Test Prep pode te ajudar a se preparar para as provas padronizadas internacionais, incluindo para a nova versão digital do SAT, entre em contato com a nossa equipe!

Ou, se você fez o simulado acima e quiser discutir sua nota conosco, e ter nossa ajuda para montar uma estratégia de estudos para o SAT ou o ACT, mande um email para info@almamateredu.com.br.