Importante: Mudanças na prova do SAT – novo formato digital!

Como todo novo ano, 2023 oferece novas possibilidades e novos desafios. Para você que está pensando em fazer faculdade no exterior, isso inclui encarar uma versão digital do SAT, que será oferecida pela primeira vez no Brasil em janeiro e março de 2023. Nos Estados Unidos, entretanto, essa atualização entrará em vigor somente em 2024. Portanto, agora é uma ótima oportunidade para falarmos sobre o que muda e o que não muda na prova. E, claro, como se preparar para essa nova versão.

Versão digital do SAT: o que isso significa para o candidato? 

A nova versão digital do SAT vai começar a ser oferecida no dia 11 de março. Porém, uma versão teste está disponível para candidatos com perfil no College Board, em 28 de janeiro. A última prova impressa realizada no Brasil foi a de dezembro de 2022. Ou seja, a partir de agora candidatos brasileiros terão que se adaptar à versão digital, obrigatoriamente.

Aos alunos que ainda não começaram a se preparar para as provas de admissão, o ideal é seguir a recomendação da sua consultora sobre a melhor estratégia para você. Idealmente, você deve fazer um simulado (ou praticar exercícios da versão digital do SAT através de recursos do College Board, Khan Academy, etc.) e também fazer um simulado do ACT, para, então, decidir qual prova é a mais compatível e adequada para o seu perfil como test-taker

Alunos internacionais serão os primeiros a testarem o novo formato do SAT

A transição para o formato digital poderá apresentar alguns problemas ainda não previstos pelo College Board. Em 2018, quando o ACT começou a ser oferecido digitalmente a alunos internacionais, eles mantiveram o formato tradicional da prova e enfrentaram algumas dificuldades técnicas.

Ainda que todos os centros de testes consigam cooperar e se adequar ao plano de transição, o College Board admite que ainda não teve tempo suficiente para garantir  a consistência e eficiência da nova versão digital do SAT frente à versão tradicional. E isso, por sua vez, significa que a prova digital ainda pode mudar. Se isso acontecer, o preparo do conteúdo da nova prova – bem como a interpretação e validação dos resultados – será um desafio em termos de certeza do conteúdo que cairá. Alunos que farão a prova nos EUA em 2024 terão vantagem: eles poderão aprender com a experiência dos alunos internacionais em 2023. 

Versão digital do SAT: o que muda e o que fica igual na prova?

O College Board define a transição para o digital como uma “experiência aprimorada” de prova, ao invés de uma “substituição” da prova atual. Por isso, bastante será mantido. Veja, abaixo, algumas das principais mudanças na estrutura e conteúdo da prova, e o que continua igual.

O que muda?

Encurtamento da prova e das subseçõesO College Board quis tornar a experiência de teste mais acessível para os candidatos, e o maior passo nessa direção foi encurtar o teste. Enquanto a prova impressa durava três horas, a versão digital do SAT vai durar um pouco mais de duas horas. O tempo para matemática diminui em 10 minutos, mas haverá também um menor número de questões. A maior mudança neste aspecto será o tempo para a seção de interpretação de texto, que será reduzida pela metade. Essas alterações significam que os candidatos terão um tempo um pouco maior por questão. Isso também significa que o SAT digital será mais curto do que o ACT, o que pode ser um atrativo para muitos candidatos.
Seções adaptativasO novo formato do SAT utilizará uma metodologia conhecida como “adaptativa”. Cada seção (Verbal/Interpretação de Texto e Matemática) será dividida em dois módulos. Os alunos responderão a um conjunto de perguntas no primeiro módulo antes de passar para o segundo. As questões do segundo módulo serão, então, adaptadas com base nas respostas do aluno no primeiro módulo. Isso significa que o conteúdo da prova vai ser alterado ao longo dos módulos para apresentar questões mais adequadas ao desempenho demonstrado no módulo anterior.
Mudanças nas seções de Math (matemática)Em cada uma das duas novas seções de matemática, os alunos terão 35 minutos para completarem 22 questões. Será permitido o uso de calculadora em ambas seções. O maior desafio é que a segunda seção de matemática será adaptativa, o que significa que a dificuldade das questões irá depender da performance do aluno na primeira seção. As questões de lógica serão mais curtas, a prova terá perguntas de geometria e trigonometria e, também, menos questões com tabelas e gráficos. Porém, o conteúdo como um todo será parecido com o conteúdo da prova impressa. Portanto, as questões serão familiares aos alunos que já tenham se preparado ou feito a versão da prova impressa.
Mudanças nas seções de Reading/Writing (interpretação de texto)Já as seções de interpretação de texto podem parecer bem diferentes para aqueles que se acostumaram com a versão da prova impressa. Agora, cada seção terá 32 minutos e 27 questões e elas também serão adaptativas. Uma das principais mudanças será que a nova prova terá trechos de leitura mais curtos para cada pergunta. A versão digital do SAT também irá eliminar os temidos longos textos para  interpretação, assim como as questões focadas em erros comuns de ortografia. Em contrapartida, haverá novos tipos de questões para enfrentar, como as que pedem uma síntese de uma série de frases em uma única sentença mais eficaz e coerente.

O que fica igual?

Escala de PontuaçãoA escala já conhecida de 200-800 permanece para cada seção, com a pontuação total variando de 400-1600.
Número de SeçõesTanto a verbal quanto a matemática continuam divididas em duas seções cada. Isso significa que a prova continua tendo quatro seções no total. 
ConteúdoA prova vai continuar apresentando cerca de 25% de questões do tipo “preenchimento de lacuna” na seção de Math (matemática).  Na seção Reading/Writing (verbal) vai continuar apresentando questões de gramática e  compreensão de texto.
Centros de TestagemO SAT continua a ser administrado por inspetores nas escolas e centros de teste oficiais, embora os fiscais não controlem mais diretamente o tempo das seções.

Para alunos que já estão se preparando e vêm fazendo simulados da versão impressa, todos os tópicos testados em matemática e gramática serão levados para o novo SAT digital. Ou seja, todo o trabalho e esforço que você fez para aprender regras de pontuação ou estudar funções lineares ainda valerá a pena no dia da prova! 

Como se preparar para a versão digital do SAT?

Sugerimos que você utilize recursos disponíveis online para estudar para o SAT digital, como por exemplo, os exercícios oferecidos pela Khan Academy. Além disso, você pode utilizar os simulados do próprio College Board para se preparar e se acostumar com o novo software, Bluebook, que será usado na prova digital.

É importante também se familiarizar com a plataforma online por onde será feita a prova, para que no dia do SAT oficial, você já esteja acostumado com o sistema e diminua o risco de encontrar dificuldades técnicas. De qualquer forma, você também pode aproveitar alguns exercícios já existentes do SAT impresso, como os de gramática e matemática. Afinal, eles são excelentes fontes de preparo e o conteúdo ainda é relevante para a nova versão.

Você também pode estudar usando os exercícios já existentes do SAT impresso. As partes de gramática e matemática do SAT antigo ainda são excelentes fontes de preparo para a nova prova. Embora ainda haja incertezas sobre a versão digital do SAT, os candidatos que vão fazer a prova de março podem, e devem, se familiarizar com ele fazendo os simulados mencionados acima. Assim, podem saber como é fazer o novo SAT digital na íntegra e se preparar para a prova.

Resumo: SAT impresso vs o novo SAT digital

SAT Impresso – Interpretação de textoSAT Digital – Interpretação de texto
Tópicos– Retórica Informação e ideais (~15-20%)
– Informação e ideais (~15-20%)
– Síntese (~10-15%)
– Expressão de ideias (~20-15%)
– Convenções do Inglês (~20-30%)
– Estilo e Estrutura (~28%)
– Informação e ideais (~26%)
– Expressão de ideias (~20%)
– Convenções gramaticais (~26%)
Formato– 2 seções
– Leitura separada de Escrita e Linguagem
– 52 perguntas de Leitura e 44 de E e L
– Múltipla escolha
– 2 seções
– Gramática e leitura misturadas
– 25 perguntas por seção
– Múltipla escolha
Trechos – 10-11 perguntas por trecho
– Literatura (ficção), carreiras, história/estudos sociais, humanas, ciência
– Trechos específicos por pergunta
– Literatura (ficção, poesia, teatro, não-ficção), história/estudos sociais, humanas, ciência
SAT Impresso – MatemáticaSAT Digital – Matemática
Tópicos– Álgebra Linear (~33%)
– Álgebra Avançada (~29%)
– Solução de problemas e análise de dados (~15%)
– Tópicos adicionais (~10%)
– Álgebra (~35%)
– Matemática avançada (~35%)
– Solução de problemas e análise de dados (~15%)
– Geometria e Trigonometria (~15%)
Formato– 2 seções (1 com calculadora, outra sem)
– 20 perguntas sem calculadora 38 com
– Respostas múltipla escolha  (~78%)
– Respostas discursivas (~22%)
– 2 seções (ambas permitem o uso de calculadora)
– 20 perguntas avaliadas por seção
– Respostas múltipla escolha (~75%)
– Respostas discursivas (~25%)
Trechos– Alguns grupos de perguntas, maior perguntas para trechos específicos
– Metade das perguntas com mais de 60 palavras
– Trechos específicos para cada pergunta
– Maioria das perguntas com menos de 50 palavras

Aqui na Alma Mater, estamos trabalhando com os tutores do Alma Mater Test Prep para adaptar os materiais de estudos e de preparação para nos adequarmos a essas mudanças. Dessa forma, podemos oferecer aos alunos o apoio necessário para ter o melhor desempenho no novo formato do SAT

Se você deseja saber mais sobre como a Alma Mater Test Prep pode te ajudar a se preparar para as provas padronizadas internacionais, incluindo para a nova versão digital do SAT, entre em contato com a nossa equipe!