Canada Applications 101 – Como fazer faculdade no Canadá?

Você pensa em fazer faculdade no Canadá? Então, esse artigo é para você!

A primeira informação importante a esclarecer é que, quando falamos sobre as candidaturas para as universidades canadenses, não existe um único sistema universal, ou “fórmula certa” de como preparar e enviar as applications, especialmente se compararmos com os sistemas UCAS no Reino Unido e Common App nos EUA.

Cada província e região do Canadá estabelece um ponto de partida diferente para o processo de candidatura. Por exemplo, se você deseja tentar ingressar em universidades em Ontário, o formulário OUAC servirá como uma pré-candidatura. Já na Colúmbia Britânica, o formulário inicial a ser procurado chama-se Education Planner. Antes de prosseguir com qualquer um dos dois, porém, é necessário verificar quais são as universidades na sua lista de candidaturas para poder determinar a melhor estratégia, se possível com a ajuda de um consultor educacional.

Além disso, seis universidades canadenses já aceitam candidaturas através do Common App. São elas: University of Guelph, Queen’s University, Ryerson University, Bishop’s University, St. Thomas University e Quest University. Logo, se você planeja se candidatar a universidades nos EUA e também a alguma dessas canadenses listadas, já pode centralizar todos os seus documentos no portal do Common App.

Após identificar a região e o sistema das  universidades que você escolheu, é essencial estudar cuidadosamente as instruções de application disponibilizadas por cada portal e, mais especificamente, pelo curso ou programa desejado. No Canadá, a documentação exigida e o nível de seletividade dependem muito do curso, cujo status deve estar claramente sinalizado como “Aberto” para candidaturas. Essa “disponibilidade por curso” costuma ser anunciada em uma lista no site da universidade e atualizada com frequência, pois depende do tamanho da universidade, número de vagas, cotas para alunos canadenses e estrangeiros, e, claro, da competição daquele ano letivo.

É importante observar que, no Canadá, existe uma maior variedade de graus acadêmicos no nível de graduação, com opções de certificados técnicos (“Certificate”) e dois tipos de diplomas de Bacharelado – um “padrão” referente a cursos de 3 anos de duração e um “Honours” referente aos cursos de 4 anos de duração.

Materiais suplementares

Cada programa ou curso tem seu próprio processo de avaliação e estes podem variar bastante. O curso em questão pode exigir documentos suplementares para além dos materiais padrão (histórico escolar, teste de proficiência em inglês, etc). Por exemplo, para um curso de Design, certamente exigirão um portfólio artístico que deve seguir o formato – e apresentar o conteúdo – especificado no site deste departamento da universidade. 

Algumas universidades podem chamar candidatos para fazer entrevistas, que podem ser individuais ou coletivas (uma espécie de “mesa-redonda virtual” com outros candidatos), e alguns cursos poderão ter como etapa obrigatória no processo de entrevistas individuais a apresentação de portfólios ou demais trabalhos acadêmicos prévios. Além disso, alguns cursos no Canadá irão exigir avaliações online, como testes ou módulos integrando palestras virtuais ou artigos acadêmicos. Há ainda programas que irão pedir redações adicionais, como um projeto de pesquisa sobre um tema atual da sua área acadêmica, e por aí vai.

Notas oficiais vs. Não oficiais

A maioria das universidades canadenses irá pedir ao candidato documentos considerados “não oficiais”, porém, mais adiante, após a aprovação ao curso, colocar como uma condição que o candidato envie documentos oficiais que comprovem a informação anteriormente apresentada. Por exemplo, em sua application, você terá que incluir o seu histórico escolar do ensino médio, e depois, terá que pedir ao seu colégio para enviar o mesmo documento – de preferência carimbado e assinado – diretamente para a universidade por e-mail ou correio. 

Outro ponto importante a ser destacado é que as universidades no Canadá geralmente requerem a nota do ENEM do aluno, juntamente com o Certificado de Conclusão do Ensino Médio. O envio das notas de provas como o SAT/ACT é, em grande parte opcional, mas recomendado para cursos de STEM (Ciências Naturais, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e programas mais concorridos. Por fim, lembre-se de enviar notas do TOEFL/IELTS com bastante antecedência frente aos prazos, pois o tempo de processamento e confirmação de recebimento pela universidade pode levar até mais de um mês após a solicitação. 

Diferenças de prazos do processo dos EUA

No Canadá, o processo de candidaturas para ingresso em setembro costuma abrir em outubro do ano anterior, com prazos de envio em meados de janeiro. Cada universidade especifica os seus prazos no site oficial. Após o prazo do “Regular Round”, alguns programas poderão continuar aceitando candidaturas até atingir o número de vagas disponíveis para o programa em questão, considerando essas candidaturas “on a rolling basis”. Há ainda aqueles que estabelecem um prazo antecipado ou prioritário, um “Early Round” ou “priority date”, aos candidatos que se organizarem com antecedência. Os resultados de admissão costumam sair até maio, demorando um pouco mais que o timeline dos EUA, mas isso também depende do curso em questão.

Outras dicas e considerações

Como em outras regiões, no Canadá existem “Pathway programs”, programas preparatórios intensivos de até 12 meses direcionados a alunos que precisam de apoio acadêmico ou linguístico, a fim de aumentarem suas chances de admissão à faculdade dos sonhos!

Quando o candidato brasileiro fizer contato com a universidade, será quase sempre redirecionado a uma equipe de Admissions especializada que só auxilia alunos estrangeiros. No Canadá, eles costumam separar mais abertamente esses comitês avaliadores do que nos EUA.

Por fim, o que você deve certamente lembrar é que o processo de candidaturas no Canadá é tão complexo (se não mais!) do que em outros países. Existem muitas etapas no processo e é recomendado começar o quanto antes para se sair bem. 

Saiba que pode entrar em contato com a equipe da Alma Mater para te ajudar. Boa sorte!