Como decidir se devo enviar meus resultados do SAT ou ACT para universidades test-optional?

Desde 2020, estamos vivendo uma situação atípica que afeta todas as partes de nossas vidas, e com o cenário de admissões em universidades não foi diferente. Com os protocolos de distanciamento social estabelecidos e muitas cidades ao redor do mundo entrando em lockdown, tornou-se complicado para futuros estudantes universitários fazerem os SATs ou ACTs. Considerando este cenário, várias universidades implementaram políticas opcionais para apoiar os candidatos. Portanto, agora a pergunta é: devo enviar minha pontuação SAT ou ACT para faculdades test-optional?”

Você pode já ter uma pontuação oficial, mas não tem certeza se sua nota é boa o suficiente. Ou você ainda pode estar esperando para fazer o teste e se perguntando se vale a pena gastar tempo estudando, quando poderia estar focando em outras partes da sua candidatura. Colocamos algumas questões que exploram suas opções e ajudam a guiá-lo:

Quão competitivas são as universidades para as quais você está se inscrevendo?

Embora seja verdade que quase todas as universidades mais requisitadas mudaram para modelos test-optional, a menos que eles estejam completamente test-blind, como a Caltech, a maioria ainda permite que você envie seus resultados. Se quiser saber mais sobre test-optional e test-blind, veja aqui no nosso blog!

Para universidades extremamente competitivas, o pool de candidatos está cheio de alunos brilhantes, e as decisões de admissão podem se resumir ao menor dos fatores. Se um oficial de admissões está debatendo entre você e um aluno bem esforçado – e você tem uma pontuação alta no SAT e o outro aluno não apresentou nenhuma, a balança pode pender para o seu lado. A menos que seus resultados não sejam competitivos, considere enviá-los para faculdades com classificação superior.

Sua pontuação no SAT/ACT está de acordo com a média das universidades?

Outra maneira muito direta de decidir se você deve ou não enviar seus resultados para test-optional colleges é verificar as médias dos alunos admitidos nessas instituições. Se sua pontuação ficar próxima ou acima dos 75% para aquela faculdade, você definitivamente deve submetê-la. Você não tem absolutamente nada a perder nesse caso, sua pontuação SAT adiciona outra camada que beneficia sua candidatura. Por outro lado, pode valer a pena reconsiderar o envio de sua pontuação para uma escola requisitada, como Yale ou Harvard, se o restante de sua inscrição for excelente, mas sua pontuação no SAT estiver abaixo da média. Da mesma forma que uma pontuação forte definitivamente ajuda a obter uma vantagem se você enviá-la, uma pontuação mais baixa pode prejudicar sua candidatura, que de outra forma seria maravilhosa. 

Sua pontuação no SAT/ACT complementa ou eleva seu GPA?

Como os SATs ou os ACTs fornecem dados acadêmicos junto ao seu GPA (média acadêmica), você pode olhar para os dois números lado a lado e pensar no que eles transmitem sobre sua candidatura. Se você tem um GPA alto e uma pontuação alta no SAT, não há dúvidas, envie! Se você tem um GPA inferior em comparação com a média nas faculdades de sua lista, mas tem uma pontuação alta nos testes, enviar seu teste vai te dar uma vantagem competitiva. 

Se você tiver um GPA alto, mas uma pontuação baixa no teste, sua candidatura pode não se beneficiar muito com o envio desse resultado. Mas, novamente, depende exatamente de quão baixa é sua pontuação. Se estiver dentro da faixa mediana ou beirando o 25%, você pode enviar seu resultado, pois tem um GPA alto. Você trabalhou duro durante os quatro anos do ensino médio para manter as notas mais altas, enquanto o SAT ou o ACT refletem o desempenho de um único dia. Sua pontuação no SAT definitivamente é importante, mas saiba que seu GPA tem mais peso no processo. 

Você está de olho em uma bolsa de estudos por mérito acadêmico?

Muitas faculdades oferecem bolsas de estudo por mérito acadêmico a um número seleto de alunos. Às vezes, essas bolsas têm requisitos, como alunos que alcançam uma determinada pontuação em seus SATs ou ACTs. Você deve conduzir pesquisas sobre as escolas e bolsas de estudos individuais para determinar se isso se aplica ao seu caso, mas se você deseja uma bolsa de estudos por mérito e deseja se colocar na corrida, considere enviar sua pontuação SAT/ACT, se for boa.

Como vimos, há uma variedade de fatores a serem considerados quando você deliberar sobre a questão de enviar ou não sua pontuação em testes como o SAT e o ACT para universidades test-optional. Esperamos que você tenha tirado uma conclusão clara ao pensar sobre sua lista de universidades, sua pontuação nos testes em comparação com seu GPA, e suas chances de fazer ou refazer o exame neste momento. Embora a situação não seja ideal, lembre-se de que você não está sozinho. As universidades entendem que estamos vivendo uma situação sem precedentes. 

Se precisar de mais ajuda, a equipe Alma Mater está sempre disposta a te auxiliar!