Como se preparar para a faculdade em um ano incerto

2020 e 2021 se revelaram anos desafiadores. Como se preparar para um futuro que parece tão incerto? Como escrever redações para convencer a faculdade dos seus sonhos e de que você quer muito estudar lá, quando você não pode nem visitá-la para confirmar isso? Muitos alunos estão nos fazendo essas perguntas e outras mais conforme o ano letivo começa, e ainda há incertezas sobre o processo de admissões nas faculdades, o processo de retirada do visto de estudante, e o impacto da pandemia nesses cronogramas todos. Mas calma, a Alma Mater pode e vai te ajudar!

O processo preparatório para a faculdade continua o mesmo

Embora muita coisa tenha evoluído em pouco tempo, a boa notícia é que a maioria dos princípios para aproveitar ao máximo o seu tempo no ensino médio e se preparar para o processo de admissão permanecem iguais.

No final das contas, você ainda precisará de boas notas e um perfil extracurricular ativo que demonstre claramente seus interesses. Obviamente, há limites para as atividades a serem realizadas devido à pandemia, e você pode não conseguir fazer o SAT ou ACT, por exemplo, com tantos centros de testes fechados no Brasil. Mas as faculdades estão cientes  e levam tudo isso em consideração.

De sua parte, o foco ainda deve permanecer no estudo e em encontrar maneiras de cultivar seus interesses, de modo que, no momento de enviar a application, você tenha uma boa noção do que gostaria de estudar e quais faculdades serão adequadas para você. Este é o momento para demonstrar sua criatividade e adaptabilidade. Vamos explorar algumas ideias que podem ajudar.?

Visitas às faculdades e pesquisa de escolas

A melhor maneira de confirmar se uma determinada faculdade é a certa para você é visitando-a e, infelizmente, isso não é possível agora. Embora uma visita seja uma ótima maneira de conhecer o campus, ela é apenas uma peça do quebra-cabeça. Você deve saber se uma determinada universidade se encaixa academicamente, socialmente e financeiramente nos seus planos, e a maior parte dessa pesquisa é feita online. Muitas universidades organizam visitas ao campus e sessões de informação online (virtual information sessions), nas quais você pode tirar suas dúvidas, e ainda entrar em contato com professores e se informar sobre oportunidades que podem ser atraentes para você como um eventual aluno/a. As mídias sociais também são uma ótima ferramenta para complementar sua pesquisa. 

Atividades

É muito decepcionante ter um projeto atrasado ou cancelado, ou até mesmo uma temporada inteira de atletismo que, de repente, não pode acontecer. Embora a decepção seja real, também há muitas oportunidades.

Há atividades que foram interrompidas, mas que poderiam ser convertidas para virtuais? Que tal entrar para um clube online que se baseia em seus interesses acadêmicos? Encontrar maneiras de ajudar outras pessoas que estão passando por dificuldades neste momento? Com tantos idosos isolados em casa, talvez você possa lançar uma iniciativa para obter recursos que os ensinará a usar aplicativos, como o Zoom. Esta também é uma boa oportunidade para encontrar outras atividades ou projetos que você pode não ter considerado antes. 

Avaliações

Talvez esta seja a área menos certa do processo de admissão no momento. Embora a maioria das faculdades tenha se declarado test-optional, não há muita clareza sobre como as coisas serão na primavera e quantas faculdades continuarão a permanecer neste modelo. Se quiser saber mais sobre o test-optional, leia aqui nosso blog sobre o assunto!


Mas isso significa que sua melhor aposta neste momento é se preparar como se fosse fazer os testes normalmente. Pesquisas mostram uma correlação sólida entre o número de horas estudadas e um aumento nas notas. Portanto, continue se preparando para dar o seu melhor caso consiga enviar resultados de testes quando fizer sua candidatura.

Na melhor das hipóteses, o ano da candidatura pode ser estressante, e todas as incertezas atuais só aumentam a pressão. Mas dentro de cada situação difícil, estão as oportunidades embutidas. Procurar por elas pode levar a interesses que você nem sabia que tinha, e mostrar às faculdades sua coragem e determinação.

Na Alma Mater, entendemos a luta que os alunos estão enfrentando neste ano à medida que continuam a se preparar para um processo incerto de admissão nas faculdades. Nossa equipe de consultores especialistas está aqui para guiá-lo em todas as etapas do processo de admissão à faculdade, incluindo como aproveitar ao máximo sua preparação neste ano incerto. Entre em contato conosco para obter mais informações sobre nossos serviços para alunos do ensino médio. Estamos aqui para ajudar você nesse processo!