Como Montar uma Lista de Faculdades

Começar a preparar sua lista de faculdades pode ser algo confuso. Alguns alunos começam anotando os nomes das universidades que conhecem, outros pedem sugestões de pessoas em quem confiam. No entanto, sem saber muito sobre elas, essas não são as melhores maneiras de montar sua própria lista.

Estudar fora é um grande investimento de tempo e dinheiro. Mesmo que  faculdades renomadas tenham uma forte reputação no Brasil, ou sejam conhecidas por suas equipes esportivas, isso não significa que essas faculdades são ideais para você. A melhor maneira de construir sua própria lista é pesquisando. Ao pesquisar, você tem mais chance de encontrar a faculdade mais adequada aos seus interesses. As quatro etapas abaixo lhe ajudarão muito.

1. Conheça a si mesmo: faça uma lista de desejos e coisas essenciais

A primeira coisa a fazer é se conhecer e ter certeza do que você busca em uma faculdade. Ao considerar suas preferências, seja honesto sobre o que é importante para você.

  • Local – Quais regiões você está disposta/o a considerar? Pense na distância de casa, no clima e nas oportunidades possíveis na região. Em que áreas você se sentirá mais confortável?
  • Tipo de localização – Você quer uma faculdade em um ambiente urbano, rural ou mais afastado?
  • Curso  – Em que área deseja se especializar?  Que matérias mais gosta na escola?
  • Atividades extracurriculares – Quais atividades extracurriculares são importantes para você? É possível continuá-las na faculdade?
  • Atletismo – Você quer ser um atleta universitário e competir pela faculdade? Que divisão você considerará? Se não quer competir, tem vontade de jogar algum esporte durante a graduação?
  • Afiliação religiosa – Você quer estudar em uma escola religiosa ?
  • Tamanho da população estudantil  – Você quer ir para uma faculdade que tenha a mesma quantidade de pessoas que uma escola, ou que uma cidade? Ou seria uma quantidade mediana? Tem opções para todos os gostos!
  • Outros pontos importantes  – O que mais é importante para você? Um ginásio ou uma academia? Seja o que for, adicione a opção na lista.

Não tenha pressa para fazer essa pesquisa. Também não há problema se suas preferências mudarem à medida que você vai se conhecendo. Mantenha esta lista perto de você enquanto pesquisa, e faça o melhor para encontrar faculdades que atendam a todas as suas preferências.

2. Compile uma grande lista de faculdades (10-20 faculdades)

Depois de se conhecer melhor e saber o que procura em uma faculdade, você pode começar sua pesquisa inicial. Essa lista pode ser bem grande dependendo de suas preferências.

  • Coordenadores ou consultores educacionais – Converse com o coordenador da sua escola, ou, se você está trabalhando com a Alma Mater Education Consultancy, com o seu consultor. Eles têm muito conhecimento e podem fornecer boas recomendações com base no que você procura em uma faculdade.
  • Ferramentas de pesquisa  – Pesquise ferramentas que possam te auxiliar nessa pesquisa, com base nas suas preferências e no que você deseja em uma faculdade.

3. Pesquise, restrinja sua lista de faculdades (8 a 15 faculdades)

Agora que você tem sua lista inicial, comece a filtrar as faculdades. Faça anotações e continue editando sua lista à medida que descobrir mais informações.

Aqui estão algumas maneiras de aprender mais sobre as faculdades:

  • Visite os sites das instituições
  • Inscreva-se para receber mais informações das faculdades
  • Participe de feiras universitárias e converse com representantes
  • Entre em contato com os diretores de admissões e faça perguntas
  • Visite campi universitários
  • Fale com os alunos atuais

4. Categorizar, priorizar sua lista de faculdades (6 a 15 faculdades)

À medida que você aprende mais sobre as faculdades em sua lista, faça alterações até poder restringir o número final de faculdades às quais você irá se candidatar. Não existe um número mágico de faculdades, mas a maioria dos alunos aplica para entre oito e doze faculdades.

Nessa lista, recomendamos ter um equilíbrio entre:

  • 1-3 Reach Schools  – Uma reach é aquela em que você tem chance de ser admitido, mas pode ser difícil. Não há nenhuma regra para aplicar a uma reach school, mas se houver uma de que você realmente goste, vá em frente! Escolas altamente seletivas (faculdades com baixas taxas de aceitação), devem sempre ser consideradas reach, porque mesmo os alunos com notas perfeitas podem não ser aceitos.
  • 4+ Match schools – Uma match é uma faculdade na qual você provavelmente será admitido, por ter o perfil acadêmico bem compatível.
  • 1-2 Safety Schools  – Uma safety é uma faculdade na qual você quase certamente será admitido. Não escolha uma safety school apenas para ter uma em sua lista, encontre uma que você realmente goste e que possa se imaginar frequentando no futuro.

Sua lista de faculdade vai continuar mudando, e tudo bem! Aproveite o processo de conhecer universidades novas, e vá montando uma lista que tenha tudo a ver com seus interesses e ambições para o futuro!

Artigo publicado com base no texto da College Raptor.