Escolhendo entre SAT e ACT: Considerações Verbais

Se você planeja aplicar para universidades nos Estados Unidos, deve fazer um dos dois testes padronizados: o SAT ou o ACT. As seções verbais do SAT (Reading and Writing & Language) e do ACT (Reading and English) apresentam desafios únicos – e oportunidades! – para estudantes internacionais cuja língua nativa não seja o inglês, ou que tenham maiores dificuldades com a velocidade de leitura, compreensão de leitura e regras gramaticais.

Neste artigo, vamos orientá-lo sobre as principais diferenças entre as partes verbais desses exames, e oferecer alguns conselhos que podem ajudá-lo a decidir qual teste é mais adequado para você como estudante internacional.

Mas primeiro, vamos revisar o básico.

A que se refere a “porção verbal” do SAT / ACT?

No SAT, sua pontuação verbal (em uma escala de 200 a 800) é a soma de duas seções: Leitura do SAT, e Redação e Linguagem do SAT. A seção de Leitura do SAT consiste em 5 trechos com 10-11 questões cada, dando um total de 52 questões em 65 minutos. Esta seção testa sua capacidade de compreender as ideias principais de um texto, conectar afirmações com evidências, fazer inferências com base no trecho lido, definir palavras do vocabulário dentro do contexto, e sintetizar informações dentro e entre os textos, bem como entre um texto e gráficos/figuras.

Enquanto isso, a seção SAT Writing and Language inclui 4 trechos com 11 questões cada, para um total de 44 questões em 35 minutos. Esta seção testa seu conhecimento de regras gramaticais, uso da linguagem e estratégias retóricas.

E sobre a seção ACT Verbal? No ACT, você recebe uma pontuação separada (em uma escala de 0 a 36) para cada uma das seções verbais. Isso significa que você recebe uma pontuação pelo ACT Reading e outra pelo ACT English.

A seção de Leitura do ACT consiste em 4 trechos de 10 questões cada, para um total de 40 questões em 35 minutos. As competências testadas são semelhantes às testadas no SAT Reading.

A seção ACT English consiste em 75 questões em 45 minutos e, como SAT Writing and Language, testa seu conhecimento de regras gramaticais, uso da linguagem e estratégias retóricas.

SATACT
PontuaçãoComposto escalonado de ambas as seções verbais; 200-800 no totalPontuação separada em uma escala de 0-36 para cada uma das duas seções verbais
Leitura52 perguntas em 65 minutos40 perguntas em 35 minutos
Inglês/WL44 perguntas em 35 minutos75 perguntas em 45 minutos

Qual teste é melhor para você?

Se você está se perguntando qual teste seria mais adequado para você, sua melhor aposta é fazer um diagnóstico SAT e um diagnóstico ACT – isso é o que recomendamos antes de se inscrever em um programa de tutoria. Você pode descobrir que tem uma afinidade natural com um teste em relação ao outro, ou pode descobrir que é mais forte na parte Verbal de um teste e na Matemática de outro. De qualquer forma, esses diagnósticos fornecem dados úteis sobre onde estão seus pontos fortes e dificuldades, e como você e seu tutor podem trabalhar juntos para melhorar sua pontuação geral.

Principais diferenças entre SAT Verbal e ACT Verbal

Quase todas as universidades nos Estados Unidos aceitam as pontuações SAT e ACT e não favorecem nenhum dos testes. Embora não possamos recomendar um teste sobre o outro sem ver suas pontuações de diagnóstico, podemos apontar algumas diferenças importantes entre as seções verbais desses exames que podem influenciar na escolha da melhor opção para você como estudante internacional.

Diferença 1: o tempo é significativamente mais restrito na leitura do ACT do que na leitura do SAT

ACT Reading dá aos alunos menos tempo por questão do que o SAT Reading; no ACT, você terá uma média de aproximadamente 50 segundos por pergunta de leitura, enquanto no SAT, você terá uma média de 1 minuto e 15 segundos por pergunta. Esses 25 segundos extras por pergunta podem fazer uma grande diferença! Este é especialmente o caso se o inglês não for sua primeira língua. Portanto, se você tiver dificuldade para concluir a seção de Leitura a tempo, o SAT pode ser mais adequado para você, mas tenha em mente as seguintes advertências:

Em primeiro lugar, como você verá abaixo na Diferença 2, só porque as passagens de leitura do SAT são mais curtas, não significa que sejam mais fáceis (na verdade, o oposto geralmente é verdadeiro!).

Em segundo lugar, é muito comum que os alunos – especialmente alunos internacionais ou alunos que nunca fizeram o SAT/ACT antes – tenham dificuldades com o tempo nos exames de diagnóstico. Trabalhar com um tutor pode ajudar a solucionar esse problema desde a primeira sessão. Em outras palavras, lutar com o tempo no exame diagnóstico não deve descartar automaticamente o ACT.

Diferença 2: o SAT permite mais tempo por pergunta, mas requer proficiência e compreensão de leitura de nível superior

Em outras palavras, você pode estar menos sobrecarregado com o tempo no SAT do que no ACT, mas pode descobrir que as próprias questões do SAT são mais difíceis do que as do ACT. Como mencionado acima, o SAT Reading permite mais tempo por pergunta do que o ACT Reading – no entanto, as questões do SAT Reading geralmente requerem um entendimento mais sofisticado e matizado da passagem em comparação às questões do ACT Reading. Um não é melhor ou pior do que o outro; eles são simplesmente diferentes e, portanto, requerem abordagens diferentes. Você pode descobrir que, como estudante internacional, prefere ter menos tempo para fazer perguntas mais diretas, ou o contrário – mais tempo para fazer perguntas mais complexas.

Diferença 3: o SAT Reading contém um tipo de pergunta potencialmente mais complicada que não aparece no ACT Reading

O SAT Reading contém perguntas emparelhadas de resposta-evidência, nas quais uma pergunta te questiona sobre o texto e a pergunta subsequente pede que você localize evidências para a resposta anterior no texto.

Aqui está um exemplo desse tipo de pergunta: