O SAT está mudando para o digital! Veja o que irá mudar na prova.

O College Board anunciou esta semana a prova do SAT, que está finalmente entrando na era digital! Mas o que será mudado e como isso impactará na sua vida como candidato?

O exame de admissão para as universidades dos Estados Unidos, o SAT, logo se tornará totalmente digital, abandonando as folhas de respostas, e ficará muito mais curto, diminuindo sua duração de três para duas horas. Essas e outras mudanças anunciadas pelo College Board entrarão em vigor internacionalmente no ano de 2023 e nos Estados Unidos, na primavera de 2024. Por enquanto, não há planos para oferecer o teste digitalmente aos alunos em suas casas.

Para encurtar a prova, a organização de testes está confiando pela primeira vez em um processo habilitado por computador conhecido como “teste adaptativo”.

O teste será dividido em duas seções, uma de matemática e outra de leitura e escrita, cada uma valendo até 800 pontos. Cada seção começará com um conjunto introdutório de perguntas. A dificuldade das questões subsequentes varia de acordo com o desempenho do aluno na primeira série, que pode ser bom ou mau. A ideia, disse o College Board, é fornecer perguntas “adequadas ao nível de desempenho de um aluno” para obter uma imagem clara o mais rápido possível de como os alunos dominaram as principais habilidades.

Testes computer-based permitirão que o College Board reforce a segurança, disseram autoridades, porque haverá menos risco de cadernos de teste serem roubados e haverá muito mais variação nas perguntas feitas a estudantes individuais. Os testes continuarão sendo monitorados em locais seguros.

Outras novidades são que nesta nova versão da prova, os alunos poderão usar calculadoras em toda a seção de matemática (anteriormente as calculadoras eram proibidas para algumas questões) e as passagens de leitura serão mais curtas e variadas. Os resultados serão enviados dentro de dias após a realização do teste, ao invés de semanas.

O College Board disse que os alunos poderão usar seus próprios laptops ou computadores fornecidos pela escola nos centros de testes. Além disso, o programa de testes permitirá que os alunos continuem o exame de onde pararam, mesmo que surjam falhas técnicas. Para evitar disparidades no acesso, a organização também se comprometeu a emprestar dispositivos de teste para quem precisa deles.

Mas isso será levado em consideração no processo de admissão?

Esse é um pensamento ambicioso do College Board. Hoje em dia, a maioria das faculdades nos EUA tem uma política de teste opcional temporária ou permanente. E um número crescente de faculdades adotou uma política de exames test-blind, o que significa que as pontuações dos testes não são consideradas no processo de admissão. Ainda não está claro se testes padronizados serão necessários.

Os críticos do teste dizem que o SAT atual favorece desproporcionalmente estudantes de maior renda, que têm tempo e recursos para fazer cursos preparatórios e fazer a prova várias vezes, em comparação com alunos com menos recursos financeiros. Defensores do teste, incluindo o College Board, dizem que ele ajuda a conectar estudantes de baixa renda com universidades de qualidade, ou bolsas de estudo que, de outra forma, poderiam ignorá-los.

Tanto na era digital quanto na presencial, a Alma Mater tem experiência na preparação dos alunos para as provas, com simulados e aulas personalizadas com os nossos mentores. Tem vontade de fazer o SAT? Fale conosco e te ajudaremos nesta jornada!

Artigo publicado com base no texto da The Washington Post