Quer saber como será estudar no exterior em 2022? Fique atento às últimas atualizações!

Apesar de alguns países estarem abertos para viajantes, muitos ainda estão sofrendo consequências da COVID-19. Mas, ainda assim, existem as oportunidades de estudar no exterior. Para estudantes que desejam experimentar a oportunidade única de estudar fora em 2022, os programas em países de todo o mundo estão abertos e aceitando inscrições.

Numerosas universidades se tornaram mais flexíveis ao introduzir um rolling deadline (a faculdade não tem um prazo de inscrição fixo, e continuará aceitando inscrições enquanto houver vagas disponíveis), bem como com a introdução de novos programas e diplomas online. E mesmo que, por algum motivo, os alunos não possam ir ao país para estudar no campus, muitas universidades oferecem soluções temporárias de aprendizagem online.

Devido à situação ao redor do mundo em 2021, muitas instituições estão aceitando alunos que não conseguiram fazer os exames SAT, GMAT e GRE, mas em 2022 esses exames muito provavelmente voltarão a ser obrigatórios para as universidades (especialmente nos Estados Unidos).

Abaixo, estão as atualizações sobre os principais destinos de estudo para estudantes internacionais que se matriculam em universidades nos Estados Unidos, Reino Unido, Itália, Austrália e Canadá.

ESTADOS UNIDOS

O secretário de Estado dos EUA anunciou uma isenção das restrições de viagem da COVID-19 para estudantes internacionais a partir de 1º de agosto de 2021.

As National Interest Exemptions (NIEs) agora serão estendidas a estudantes internacionais de todos os países com vistos F-1 e M-1 válidos que pretendem iniciar ou continuar um programa acadêmico a partir do dia 1º de agosto de 2021, ou mais tarde. Os alunos que têm esses vistos não precisam entrar em contato com uma embaixada ou consulado para procurar um NIE individual para viajar.

Observe que os alunos devem fazer o teste viral entre três a cinco dias após a chegada e terá que apresentar, no momento do check-in, o resultado negativo de um teste PCR feito, no máximo, três dias antes da viagem. A maioria das universidades não exige mais que os alunos fiquem em quarentena na chegada ao campus. Também é importante observar que alguns estados dos EUA atualmente têm requisitos diferentes para os alunos seguirem na chegada. Portanto, verifique individualmente o seu estado antes de viajar.

REINO UNIDO

O governo do Reino Unido anunciou que, a partir de segunda-feira, 4 de outubro de 2021, as regras para viagens internacionais para a Inglaterra serão alteradas de acordo com o sistema vermelho, amarelo e verde usado anteriormente. Agora, duas listas serão usadas para classificar os viajantes: lista de baixo risco e lista vermelha. 

A partir de 4 de outubro, os passageiros vacinados que chegam de países de baixo risco poderão fazer um teste de fluxo lateral mais barato ao invés de um de um teste PCR. Os viajantes não vacinados de países de baixo risco serão obrigados a fazer um teste antes da partida, além de testes PCR no segundo e oitavo dia, e se isolar por 10 dias na chegada.

Se os alunos estiverem viajando de um país que não está na lista vermelha, o que eles precisam fazer depende se estão totalmente vacinados contra COVID-19 sob um programa de vacinação aprovado no programa de vacinas do Reino Unido, Europa, EUA, ou programa de vacinação do Reino Unido no exterior.

Se os alunos estiverem totalmente vacinados, devem:

  • Reservar e pagar por um teste para COVID-19 a ser realizado no 2º dia após a chegada na Inglaterra;
  • Preencher um formulário localizador de passageiros dentro das 48 horas antes da chegada à Inglaterra. Clique aqui para ter acesso ao formulário. Será preciso inserir seu número de referência da reserva de teste para COVID-19 no formulário de localização de passageiros.

Observação: o governo britânico entende por “duplamente vacinado” quem tomou o curso completo de uma vacina aprovada no Reino Unido, no programa de vacinação do Reino Unido no exterior, ou em uma lista de países e territórios, na qual agora o Brasil está incluído. O viajante deve comprovar o status de vacinação com certificado emitido por autoridade sanitária.

Se os alunos não estiverem duplamente vacinados, devem:

  • Fazer um teste de COVID-19 antes da partida nos três dias anteriores à chegada ao Reino Unido (o resultado deverá ser negativo);
  • Reservar e pagar testes para COVID-19, a serem realizados no 2º e no 8º dia após a chegada na Inglaterra (atenção, é preciso reservar esses dois testes antes de viajar);
  • Preencher o formulário de localização de passageiros (“forma de localização de passageiros”) dentro das 48 horas antes da chegada à Inglaterra.

Depois de chegar à Inglaterra, é preciso:

  • Realizar quarentena em casa ou no lugar onde o viajante habitará por 10 dias;
  • Realizar o teste para COVID-19 pré-reservado no dia 2 ou antes, e no dia 8 ou depois (atenção, é preciso reservar esses dois testes antes de viajar).

No site do governo britânico, há um link com a lista dos laboratórios de acordo para a realização do teste para COVID-19 no Reino Unido. Clique aqui para acessar a lista. Mais informações podem ser encontradas no site oficial do governo britânico.

Na Irlanda, Espanha, Portugal, Suíça, e outros países, liberaram a entrada de brasileiros, cada um com exigências diferentes. Confira neste link a lista de países abertos atualizada.

AUSTRÁLIA

Além de cidadãos e residentes permanentes, a Austrália fechou suas fronteiras para quase todos, incluindo estudantes internacionais. Os programas de estudo no exterior na Austrália estão suspensos por enquanto.

A Austrália sinalizou que a maioria dos estudantes internacionais não poderá retornar até o segundo semestre de 2022.

CANADÁ

A partir de 5 de julho de 2021, viajantes totalmente vacinados com permissão para entrar no Canadá não estão sujeitos aos requisitos federais de fazer quarentena ou realizar um teste COVID-19 no 8º dia de sua quarentena.

Além disso, os viajantes totalmente vacinados que chegam por via aérea não serão obrigados a se hospedar em uma acomodação aprovada pelo governo (GAA) nas três primeiras noites de sua estadia.

Parabéns aos alunos que estão no processo de se inscreveram para as faculdades no ano que vem!

Ficamos felizes em poder ajudá-los a entrar na faculdade dos seus sonhos. Continuem se dedicando para melhorar cada vez mais a sua candidatura! Contem conosco para enviá-las para as universidades, ajudar na preparação desse extenso processo, e com o nosso apoio em suas viagens.

O prazo de inscrição em janeiro acontecerá muito em breve e a equipe da Alma Mater terá o prazer de poder direcioná-los da melhor forma possível para alcançarem os seus objetivos e suas aspirações de estudo. Fiquem ligados nas atualizações do estudo de janeiro de 2022!

Artigo publicado com base na newsletter da Students Apply e sites dos Consulados

keywords