Você foi deferred? Saiba como se destacar com uma Letter of Continued Interest!

Tudo Que Você Precisa Saber Sobre as Waitlists

É normal ficar desapontado ao receber um email da sua universidade favorita dizendo que você foi deferred, quer dizer, posto na lista de espera, mas é importante lembrar que isso não é uma rejeição. Sua candidatura ainda está sendo considerada, mas você precisa trabalhar para demonstrar o seu interesse para os oficiais de admissão. 

Você deve ter várias dúvidas sobre a lista de espera. Afinal, porque as universidades têm listas de espera? O que isso significa para você? Será que não há esperança? Caso o email sobre ter sido colocado na lista de espera tenha te deixado em pânico, respire. Neste blog, vamos explorar a fundo porque as universidades colocam candidatos nas listas de espera e forneceremos um guia detalhado sobre como escrever uma letter of continued interest para aumentar suas chances de ser aceito!

Porque as universidades têm listas de espera?

As universidades não só querem aceitar excelentes candidatos, como também querem oferecer vagas aos estudantes que vão aceitar a oferta! Falando de forma prática, uma universidade nunca recebe sim de 100% dos candidatos a quem ela oferece uma vaga, nem mesmo as universidades mais conhecidas do mundo. Por isso, as instituições precisam desenvolver fórmulas e admitir mais alunos do que o número real de vagas que existem. Esse cálculo é bastante complexo. Muitas vezes, universidades colocam candidatos que são um bom “match” para a instituição na lista de espera porque não há vagas para eles naquele momento. Se aparecerem vagas após alguns alunos aceitos recusarem seu lugar, alguns candidatos da lista de espera recebem, então, as suas cartas de aceite.

Estar na lista de espera de uma faculdade quer dizer que ela gosta da sua aplicação. Durante o processo seletivo, os oficiais de admissão precisam fazer escolhas difíceis, como colocar alguns alunos na lista de espera. Se isto aconteceu com você, os oficiais ainda querem te receber no campus, mas precisam esperar mais vagas abrirem.

Quais são os próximos passos?

Ser colocado na lista de espera não é o fim da história – você ainda tem trabalho a fazer! Se estiver animado para estudar na universidade que te colocou na lista de espera, você pode precisar aceitar seu lugar na lista. Em geral, isso pode ser feito pelo portal da universidade. No entanto, se essa instituição não está na sua lista de prioridades, talvez você deva considerar não aceitar o lugar na lista de espera.

É de suma importância demonstrar seu interesse na universidade para ter chance de sair da lista de espera. Cada instituição tem suas regras, mas muitas oferecem a possibilidade de enviar cartas de recomendação adicionais, notas mais recentes, atividades extracurriculares novas, e o elemento mais importante: a letter of continued interest.

  1. Antes de Começar a Escrever

Não são todas as universidades que desejam ou aceitam receber materiais adicionais. É importante enviar cartas apenas para as universidades que explicitam este pedido. Leia com atenção o email que a universidade te enviou – confirmando esta informação. Entre no portal da universidade e veja se há a opção de enviar uma letter of continued interest pelo portal. Caso contrário, é provável que a universidade peça que você envie um email diretamente com a sua carta anexada. Agora, você pode começar a pensar no que vai escrever!

  1. Como Começar a Carta

Não deixe para começar a escrever na última hora. Prepare-se para passar alguns dias trabalhando na sua carta, revisando e aperfeiçoando o seu formato e linguagem. A não ser que a universidade explicite outro formato, uma letter of continued interest deve ter, no máximo, uma página.

Certifique-se de que a carta está endereçada ao oficial de admissões que assinou o e-mail sobre a deferral ou ao representante da universidade na sua região. Caso não encontre essa informação, destine a carta ao escritório de admissões da universidade. Use um tom formal, com uma saudação de “Dear Admissions Committee”, seguido por uma breve introdução que inclui seu nome legal completo, bem como sua ID do Common App ou número de estudante, data de nascimento e a escola que frequenta.

Comece a sua carta agradecendo a oportunidade e demonstrando seu entusiasmo! Nunca tente questionar a decisão do comitê de admissão. Mostre como você continua animado com o futuro e a possibilidade de ingressar na faculdade dos seus sonhos.

Não seja tímido, este é o momento de demonstrar sua paixão pela universidade – deixe ela transparecer! Uma boa forma de fazer isso é afirmar seu compromisso de frequentar a faculdade caso seja aceito, usando declarações que expressam a profundidade e a sinceridade do seu compromisso. 

Para escolas que não são sua primeira escolha, não faça falsas promessas. Também não afirme que mais de uma escola é sua favorita. Nesse caso, diga algo como “continuo fortemente interessado em [Nome da faculdade] e estou muito animado por ter a chance de estudar lá”, deixando seu interesse expresso e claro. Seja sempre honesto!

  1. Novos Comentários Sobre Por Que Quer Estudar Lá 

Uma vez escrita sua introdução, use o parágrafo seguinte para reiterar sua paixão pela área de estudo ou programa para o qual aplicou. Importante: tome cuidado para não repetir informações que você já tenha fornecido em seus suplementos e/ou personal statement. Escreva um texto inteiramente novo, apontando novas características que você descobriu com base em pesquisas aprofundadas da faculdade e do programa. 

Ao longo da carta, evite fazer declarações vagas. Uma boa carta entrará em detalhes sobre como você espera tirar proveito dos recursos especiais em sua área de interesse – e como este curso, especificamente, vai te preparar para sua futura carreira. Demonstre, assim, que a sua aceitação nesta faculdade ainda é a sua prioridade. 

Não esqueça de descrever como você vai contribuir para a comunidade da faculdade, e o que trará de valor para o campus. Usando exemplos concretos, demonstre que você tem qualidades e potencial a agregar!

4. Inclua Novidades: O Que Tem Feito?

Este também é o espaço para atualizar a universidade sobre a sua trajetória. Boa parte de sua carta deve descrever suas novas realizações acadêmicas (por exemplo, mencionar as boas notas do semestre anterior que ainda não haviam saído quando enviou a application) e suas mais recentes atividades extracurriculares. O que mudou desde que você se inscreveu e como você se desenvolveu ou se desafiou nos últimos meses? Como está usando o seu tempo de forma produtiva enquanto aguarda a decisão? Por exemplo: está ampliando sua rede de contatos, fazendo algum estágio, planejando uma viagem com foco cultural, tocando o seu projeto voluntário, ou lendo algum livro interessante? Para tornar mais fácil para o leitor, divida seu texto em seções pequenas, descrevendo esses pontos – suas notas, prêmios recebidos, projetos recentes e/ou nomes de clubes e organizações que você passou a fazer parte. Fale honestamente sobre suas novidades mais impressionantes e como elas estão te preparando para o estudo universitário. 

5. Conclusão

Mantendo o tom formal, agradeça novamente a faculdade por considerar sua aplicação e reafirme seu entusiasmo pela instituição e pelo programa para o qual aplicou. Aqui, você também pode reafirmar que acredita que tem valor a agregar ao campus e nas trocas com os colegas de classe. Sua assinatura deve incluir seu nome, Common App ID, assim como o nome de seu colégio e o ano de graduação da sua turma. Conclua com uma declaração direta e uma demonstração de gratidão: “Agradeço à [Nome da universidade] por considerar minha aplicação e aguardo receber notícias em breve”. Coloque-se à disposição para fornecer qualquer outro material que puder providenciar.

Antes de enviar sua carta, releia seu texto com atenção, corrigindo erros de ortografia e gramática. Se possível, peça para um amigo, parente, ou professor ler também – isso vai te ajudar a garantir que ela está coerente e bem escrita. Agora sim você pode clicar em enviar!

Se tiver dúvidas ou quiser auxílio com o processo, entre em contato conosco!

Artigo publicado com base no texto da InGenius Prep.