7 dicas de ouro para descrever suas atividades no Common App

Considerando a carga de trabalho acadêmico no terceiro ano do ensino médio e o impacto dos anos de pandemia, é bastante impressionante quando o candidato ainda consegue dar conta de demandas extracurriculares como teatro, esportes e outras responsabilidades. Na hora de apresentar todas essas atividades em cada portal de candidatura como o Common App, a tarefa é grande. Porém, esta é a sua chance de contar aos oficiais de admissão sobre a parte de seu currículo que não é expressa somente pelos resultados de testes e históricos acadêmicos.

Hoje, vamos falar do portal norte-americano Common App. Para quem está se preparando mais em cima da hora, a seção ‘Activities’ do portal de candidaturas norte-americano pode ser a última a ser pensada e trabalhada, mas ela não deve ser subestimada. Afinal, a Activities Section pode ser e é um elemento decisivo no resultado final. Leia abaixo algumas dicas para otimizar ao máximo esta seção do formulário, a fim de dar às universidades uma visão bem completa de suas atividades valiosas que acontecem fora da sala de aula.

1. Apresente atividades além de clubes estudantis

Se você está se perguntando: “Por que uma faculdade se importaria com as minhas atividades extracurriculares?”, mude esse pensamento. 

Os avaliadores estão interessados em saber de tudo que possa refletir algo sobre o seu perfil como aluno e pessoa, como membro de uma comunidade acadêmica. Isso inclui, por exemplo, entender como você utiliza as horas disponíveis em seus dias, com quais atividades e causas você demonstra se importar na prática. Essas informações os ajudam a compreender o ‘potencial de contribuição’ que você promete trazer para aquele campus. 

Na verdade, essas atividades são entendidas como formas de engajamento. Isso significa que universidades americanas mais seletivas valorizam mais do que apenas o seu compromisso com as aulas e notas.

Ou seja, quase nada do que você já fez como aluno do ensino médio é insignificante para eles. Principalmente levando em conta a sua candidatura. Eles querem saber, por exemplo, se você cuida de irmãos ou avós, se trabalha mais de casa ou da escola. 

Nesse sentido, utilize o Common App para contar a eles sobre projetos onde teve uma posição de liderança, competições regionais ou escolares na qual participou. Se você usou o seu tempo durante o lockdown para aprender ou aprimorar uma habilidade, inclua isso. Inclua os idiomas que aprendeu no Youtube, os filmes que gravou em casa, as revistinhas que criou, enfim. Tudo isso é informação valiosa que conta mais sobre o que você pode levar àquela universidade com a sua pessoa. 

Claro, não inclua as horas que passa jogando videogame ou indo ao shopping. Até mesmo porque as atividades que listar devem ser relevantes e estratégicas. São as atividades que mostram que você rotineiramente contribui para o bem do coletivo, e que se dedica para agregar valor por onde passa.

2. Preencha o Common App com suas próprias palavras

Utilize os espaços que o Common App oferece a seu favor. Mesmo que suas cartas de recomendação falem sobre suas atividades, é bom ter uma confirmação/reforço na sua parte também. Você precisa usufruir de todas as oportunidades para se apresentar com suas próprias palavras. Então, nunca deixe de usar essa seção para contar para cada universidade um pouco mais sobre quem é.

3. Ordene suas atividades por ordem de importância e relevância

Quando sua application chegar aos oficiais de admissão, normalmente ela terá por volta de vinte páginas. Isso não inclui os históricos escolares e as cartas de recomendação. Por essa razão, você deve pensar bastante sobre a melhor forma de apresentar a informação transmitida no Common App.

O conselho que damos é de ordenar suas atividades por ordem de importância para você. E isso pode estar relacionado à carga horária investida em cada atividade. Não deixe que suas maiores conquistas ou destaques se percam em sua lista. 

Se você participou de um campeonato de dança a nível nacional e isso é do que mais tem orgulho em sua trajetória, então liste isso em primeiro lugar. Se você participou de trabalhos voluntários com comunidades sem teto em sua cidade e isso significa mais para você do que qualquer outro hobby, coloque isso antes. Portanto, não dê destaque apenas ao que você acha que pode parecer mais glamouroso ou ‘emocionante’. Essa seção, e a candidatura como um todo no Common App, deve tentar comunicar os seus principais interesses e paixões. 

Na prática, as universidades americanas querem saber sobre iniciativas que vêm de você. Sejam elas em relação a causas sociais, campeonatos esportivos, produção artística, viagens de intercâmbio, estágios, e por aí vai.

4. Não se esqueça de revisar a gramática e ortografia na hora de descrever suas atividades no Common App

As descrições de suas atividades devem se parecer com ‘tweets’ bem escritos. Portanto, não se esqueça de revisar com cuidado cada uma. Isso não significa que você deve escrever em prosa complexa e detalhada, afinal você só pode usar 150 caracteres. O objetivo é escrever de forma sucinta e clara. 

Para isso, sempre revise a ortografia e lembre-se de usar letras maiúsculas e pontuação, quando necessário. Não tem nada mais confuso do que uma redação lindamente escrita ao lado de uma seção de atividades no Common App repleta de erros e ortografia incorreta. Digamos que você esteja dizendo que foi presidente de seu ‘MUN team’ (equipe de modelo diplomático) que competiu a nível regional. Qual das descrições abaixo seria melhor?

“President in 12th; Vice President in 11th. Competed at Sao Paulo regionals and took home 3rd place trophy. Mentored new delegates.”

ou

“Led mock trial team at regionals, came third.”

O primeiro exemplo fornece mais informações, parece mais profissional e segue dentro do limite de 150 caracteres. Por outro lado, o segundo parece muito menos impressionante e feito com certo descuido, uma vez que sequer usa metade dos caracteres permitidos. Não deixe que a seção de ‘Atividades’ dê ao comitê de admissão a impressão que você não se dedicou a esta parte do Common App.

5. Fique atento a siglas e abreviações

Você pode sentir que a parte complicada do limite de 150 caracteres está em conseguir encaixar tudo o que você quer dizer. No entanto, a partir do exemplo do simulado acima, você pode ver que é possível ser mais abrangente dentro do mesmo limite de caracteres. 

Quando se trata de siglas e abreviações, você só deve usá-las se forem universais. Os admissions officers fazem o possível para decifrar seus códigos, mas algumas siglas serão impossíveis de adivinhar. VP obviamente significa “vice-presidente” (se dentro de contexto). Todavia, algo como ‘EAOB’ provavelmente não será muito decifrável para representar uma organização com o nome de Equestrian Association of Brasilia.

Dica: mostre sua lista de ‘Atividades’ para alguém que não sabe nada sobre a sua escola ou no que você se envolve. Se eles não entenderem alguma sigla, você já sabe que precisará escrevê-la por extenso no Common App.

6. Seja honesto – não exagere os fatos

A seção de ‘Atividades’ do Common App pedirá que você liste quantas horas por semana e quantas semanas por ano você dedica a cada compromisso. Isso é uma forma de mostrar o quanto se dedicou àquele trabalho fora da sala de aula. As universidades querem ver que os alunos têm contribuído para seus meios sociais e acadêmicos ao longo de vários anos. E com uma boa carga horária também, não só fazendo essas atividades de forma esporádica a médio/longo prazo. 

As universidades não irão verificar a veracidade precisa disso, é fato. Porém, pode parecer um pouco suspeito se as horas de uma atividade extracurricular somam mais do que o número de horas que existem em uma semana. Como você está encontrando tempo para dormir?!

7. Continue sendo honesto – não diminua os fatos informados no Common App!

Igualmente, não pense que uma atividade que você fez não é relevante. Se ela foi importante para você e aconteceu nos últimos anos da escola, ela deve fazer parte da sua candidatura! 

Às vezes, os alunos pensam que suas atividades não são ‘impressionantes o suficiente’. Contudo, por exemplo, o seu pequeno projeto de tutoria pode ter ajudado muito um ou dois alunos com uma matéria difícil, enriquecendo a trajetória acadêmica de cada um deles. Ou seja, uma atividade “simples” como essa pode demonstrar seu engajamento com a comunidade e dedicação acadêmica. As horas que você dedicou a ela podem dar aos admissions officers uma ideia melhor de como você usa seu tempo livre. 

Por fim, faça o seu melhor para estimar a quantidade de tempo que você dedica em cada atividade de forma realística. Se o tempo por semana varia ao longo do ano, sinta-se à vontade para fornecer uma média aproximada. Não se estresse, mas não se desvalorize ou sinta que precisa exagerar para causar uma boa impressão. 

Você tem interesse em fazer faculdade nos Estados Unidos e quer saber mais sobre o processo de candidatura e o Activities section do Common App? Então entre em contato conosco!

Esse artigo foi adaptado de um artigo de NYU Admissions.