As melhores universidades do Reino Unido em 2024

Pela segunda vez na história, a University of St. Andrews alcançou o topo dos rankings universitários do The Guardian, ficando à frente de Oxford e Cambridge.

Como os fãs do seriado The Crown bem sabem, a University of St. Andrews é conhecida por ter sido a instituição na qual famosos membros da British Royal Family fizeram faculdade. 

Além de ter sido o lugar onde William, Prince of Wales, e sua futura esposa Kate, Princess of Wales, se conheceram, outros membros da família real, como Lady Louise Windsor, neta da Rainha Elizabeth II, também frequentaram a universidade fundada no século XV na Escócia.

Em 2023, St. Andrews consolidou sua liderança como a melhor universidade do Reino Unido, se distanciando ainda mais de Oxford University e Cambridge University no mais recente Guia de Universidades do The Guardian. A universidade, localizada em Fife, ocupou o primeiro lugar na tabela pela primeira vez em 2022, após tirar Oxford da segunda posição em 2019.

Stoxbridge

Neste ano, a diferença entre o primeiro lugar e Oxford e Cambridge em segundo e terceiro lugar, respectivamente, aumentou, enquanto St. Andrews conquistou o topo em nove das classificações individuais por disciplina, mais do que nunca.

O sucesso consistente de St. Andrews poderia substituir o termo “Oxbridge” como indicador de prestígio das universidades do Reino Unido, sendo agora chamado de “Stoxbridge”. A instituição escocesa é a terceira universidade mais antiga do Reino Unido, depois de Oxford e Cambridge.

A melhoria na posição de St. Andrews deve-se a notas mais altas dos estudantes, uma taxa superior de conclusão de cursos, perspectivas de emprego aprimoradas e uma ligeira redução na proporção de funcionários para alunos.

Outras universidades do Reino Unido que se destacaram nos rankings do The Guardian


A London School of Economics ficou em quarto lugar novamente, e a Imperial College London, em quinto. As únicas outras mudanças no top 10 foram Bath University, que agora ocupa o sexto lugar, anteriormente de Durham University, que por sua vez caiu para o sétimo lugar, e University College London (UCL) que assumiu o oitavo lugar, empurrando Warwick University para o nono.

Oxbridge se destacou nas tabelas por disciplinas este ano, com Oxford aumentando seu número de primeiros lugares para 11, mais do que qualquer outra universidade, incluindo em economia, política, geografia, ciência da computação e ciências da terra e marítimas. St. Andrews conquistou o primeiro lugar em línguas e linguística, administração e gestão de negócios, e psicologia, enquanto Cambridge ficou em primeiro lugar em medicina veterinária.

Os dois maiores avanços nas classificações ocorreram mais abaixo na tabela: Portsmouth University, em 33º lugar, e SOAS, em 52º lugar, ambas subindo 34 posições.

A universidade que mostrou a melhoria mais consistente nos últimos cinco anos foi a University of the Arts London (UAL – grupo que inclui a Central Saint Martins, a London College of Fashion, a London College of Communication, e várias outras). A instituição progrediu do 45º lugar há quatro anos para o 26º, 19º e agora o 15º, sua posição mais alta até o momento.

The Guardian 2024 University rankings

  1. St. Andrews;
  2. Oxford ;
  3. Cambridge;
  4. London School of Economics;
  5. Imperial College;
  6. Bath;
  7. Durham;
  8. UCL;
  9. Warwick;
  10. Loughborough.

Se quiser ter um sneak-peak de como é estudar em St. Andrews, leia essa entrevista com Luiza, ex-aluna da Alma Mater. Para saber mais sobre relatos de alunos que foram aceitos nas top 10 UK universities, você também pode ler essa entrevista com Luca, que atualmente estuda na University of Warwick.

Ao longo dos anos a Alma Mater já celebrou inúmeros aceites dos nossos alunos em universidades top 10 do Reino Unido. Se você sonha em estudar na Inglaterra e quer saber como a Alma Mater pode te ajudar a concretizar esse desejo, entre em contato conosco!