Be An Entrepreneur: Projeto de empreendedorismo social em parceria com o Instituto Apontar

Entrevista com o AM alum Daniel Y. 

Hoje viemos destacar um projeto extracurricular estudantil que foi extremamente bem-sucedido, o Be An Entrepreneur. Dois clientes da Alma Mater, Daniel e Francisco, de diferentes colégios do Rio e ambos no terceiro ano do ensino médio, estavam em busca de uma atividade diferente para fortalecer seus currículos frente às altas expectativas das universidades estrangeiras. 

Eles já sabiam que queriam cursar administração e economia na faculdade, mas estavam cientes de que tinham pouco envolvimento imersivo com voluntariado, um elemento apreciado no processo seletivo holístico no exterior.

Foi nesse contexto que a Alma Mater criou uma ponte entre os dois e aplicou um exercício de brainstorming para ajudá-los com esse objetivo. Realizamos uma reunião juntos para pensarmos em um projeto “independente” forte, para realizarem em dupla. 

Isso significaria desenvolver uma ação totalmente do zero, integrando algum aspecto de impacto social. Em outras palavras, uma ideia que fosse inovadora, desafiadora e, logo, com mais peso na avaliação futura. Nesse exercício, colaboramos com eles para pensar em questões como: por que, de fato, desenvolver tal projeto? O que exatamente podiam oferecer e qual público queriam atingir? Onde e quando isso iria acontecer, e com quais recursos?

Assim, surgiu o projeto “Be an Entrepreneur”, ou “Seja um Empreendedor”. O projeto foi idealizado em parceria com o Instituto Apontar, recomendado pela Alma Mater em vista de parcerias anteriores. Leia, abaixo, nossa entrevista com o Daniel, que compartilhou conosco os detalhes dessa iniciativa, seu processo e resultados.

Alma Mater: Olá, Daniel! Primeiramente, obrigada por compartilhar um pouco conosco sobre o projeto de empreendedorismo social que realizaram em parceria com o Instituto Apontar. Poderia começar se apresentando? 

Daniel Y.: Meu nome é Daniel, tenho 18 anos, e estudo na Escola Americana do Rio de Janeiro (EARJ). Vou fazer faculdade fora, na Fordham University, em Nova York, estudando Gestão Internacional (Global Business) com uma especialização (focus track) em Finanças (Finance). 

AM: Poderia nos contar sobre o projeto de empreendedorismo social “Be An Entrepreneur” que realizou com o Francisco no instituto? O que faz o Instituto Apontar, quem é seu público, e qual foi o principal objetivo desse projeto? 

DY: Esse projeto, que chamamos de “Be an Entrepreneur”, ou “Seja um Empreendedor”, nós criamos e realizamos com o Instituto Apontar. O objetivo principal era prestar um tipo de assessoria às crianças que eles atendem. Elas têm por volta de 8-12 anos e são super-dotadas intelectualmente. 

Então, almejamos ensiná-las sobre o mundo dos negócios, empreendedorismo, e inspirá-las. Afinal, esse tipo de “oficina direcionada” praticamente não existe em escolas particulares. E muito menos em escolas públicas, onde essas crianças estudam. 

AM: Como surgiu essa iniciativa? Vocês já se conheciam antes do projeto? Como foi criada essa ponte, considerando que vocês pertenciam a diferentes colégios?

DY: A iniciativa surgiu porque queríamos nos envolver com um projeto social interessante e que tivesse um grande impacto. O pai do Francisco já conhecia a Ciça, coordenadora do projeto. A Alma Mater, por sua vez, formalizou essa ponte entre nós todos, pois também já tinha uma parceria com eles.

AM: Legal! Sobre o projeto em si, poderia comentar como dividiram tarefas e com qual frequência? E também alguns dos insights (sobre empreendedorismo, educação, trabalho voluntário etc.) que ganharam desde o começo do projeto? 

DY: O Francisco fazia aula de gestão (Business) na Escola Britânica, e eu fazia uma aula de economia (Economics) na minha. Acabou que a gente juntou esses aprendizados e botamos para frente. 

A gente se reunia geralmente uma ou duas vezes por semana e fomos preparando o projeto ao longo dos meses. Foi um trabalho voluntário muito bom, onde tivemos a chance de interagir com crianças talentosas. E, ao mesmo tempo, poder passar um pouco do nosso conhecimento de maneira lúdica e didática. Foi um sucesso.

AM: Quando foi a apresentação de vocês no Instituto Apontar? Como foi a reação dos alunos e seus mentores?

DY: Desde a primeira conversa com o instituto, o projeto Be An Entrepreneur foi muito bem recebido. Os alunos se mostraram super interessados, e logo foram trazendo ideias com base no modelo de “pitch” que seguimos, do Shark Tank. Tivemos, assim, uma resposta muito positiva de todos, tanto das crianças, quanto dos mentores.

AM: Como gerenciaram essa atividade extracurricular com outras responsabilidades do colégio e em casa? Alguma dica sobre time management?

DY: Em princípio, a ideia e desenvolvimento desse projeto de empreendedorismo social aconteceu de forma bem orgânica e espontânea. Mas a gente tinha, sim, várias responsabilidades para dar conta em paralelo. 

Houve um momento onde o Francisco estava terminando as provas finais dele para poder se formar, por exemplo. A gente conseguiu porque já estávamos com as ideias e conteúdos bem alinhados. Conversamos sobre como funcionaria, e, daí, só estreitamos. Acho que uma boa dica de time management seria estabelecer metas, usar ferramentas de organização, e fazer uso de calendários. 

Quando nós dois estávamos mais sobrecarregados, dividimos as tarefas. Às vezes eu tinha uma semana mais atarefada, e ele uma mais tranquila, e vice-versa. Então, nos ajudamos. No nosso planejamento, nos dividimos por tarefas e cargos. Íamos sempre revisando o trabalho um do outro, sendo o projeto em conjunto. 

AM: Por fim, o quão importante foi esse projeto social no currículo de vocês, adicionado às candidaturas a faculdades no exterior? Vocês falaram sobre o Be An Entrepreneur em redações e/ou entrevistas? O que acharam os oficiais de admissões?

DY: Sim, adicionamos o projeto Be An Entrepreneur às nossas candidaturas para faculdades no exterior. A gente pôde escrever sobre essa experiência nas nossas redações motivacionais e comentar sobre durante as entrevistas do processo seletivo. Dessa forma, fomos capazes de demonstrar – e expressar com maior credibilidade – a nossa vontade de estudar empreendedorismo e negócios. 

Os entrevistadores e avaliadores pelos quais passamos acharam essa iniciativa muito positiva. Até mesmo porque foi um pouco fora da curva, já que realizada fora do contexto do colégio. Também chamou atenção por ser um projeto unindo alunos que não tinham uma convivência já estabelecida. Proporcionou novos tipos de encontros e trocas e atingiu um grande número de jovens por toda a cidade.

A excelente iniciativa do Daniel e do Francisco é apenas mais um exemplo de atividade extracurricular estudantil que nos enche de orgulho, e que deve inspirar futuros candidatos! Além disso, esse tipo de projeto, que chamamos de “independente”, pois foi planejado e executado totalmente “do zero”, pode impulsionar as chances de aprovação de um candidato, enriquecendo alguns elementos-chave da candidatura, como o CV e as cartas de motivação.

Celebramos o sucesso do projeto social Be An Entrepreneur, que conseguiu juntar a paixão pelo empreendedorismo e, ao mesmo tempo, promover informação e educação, através de uma mentoria direcionada e solidária.

Se você também deseja saber como pode alavancar suas chances de estudar nas melhores faculdades do exterior, otimizando seu currículo e atividades, tornando-as mais impressionantes e competitivas, entre em contato com a nossa equipe para uma conversa inicial. Estamos prontos para ajudá-los ao longo de todo o processo!