Como a Inteligência Artificial vai impactar o Ensino Superior? Desvendando mitos e realidades

Em 2023, vimos o tema da inteligência artificial dominar manchetes e desencadear diversas opiniões acaloradas sobre como ela irá revolucionar ou causar estragos em diferentes indústrias.

O mundo da educação, em particular, esteve em foco. A tecnologia e suas aplicações foram pautas de conversas entre muitas universidades, sendo aclamada como transformadora ou rejeitada como o fim do ensino superior da forma que o conhecemos.

Como educadores, com tantas opiniões diversas, pode ser difícil discernir quais são as reais implicações da IA para o nosso trabalho. A seguir, vamos examinar um pouco do que ela realmente significará para o universo do ensino superior!

Inteligência artificial no contexto da educação

A IA não é nova. Embora tenha avançado significativamente em diversas indústrias, seu impacto na educação tem sido modesto até agora. Até mesmo porque as técnicas tradicionais de IA dependem de grandes quantidades de dados estruturados, algo raro na educação.

Abaixo, vamos examinar como a inteligência artificial vai impactar a instrução em salas de aulas de universidades e escolas ao redor do mundo.

Realidade 1: Os humanos devem estar sempre no controle

Embora a IA possa aumentar a produtividade, manter o envolvimento humano para validação é necessário. Esse cuidado, aliás, reduz a ocorrência de riscos como alucinações (quando modelos de IA geram informações falsas ou ilógicas, mas as apresentam como fatos).

Nesse sentido, professores continuarão desempenhando um papel insubstituível no ecossistema educacional. Para isso, no entanto, as instituições devem manter controle sobre a integração da IA na sala de aula, garantindo que o corpo acadêmico humano permaneça no comando do processo de aprendizagem.

Realidade 2: Educadores nunca serão substituídos

À medida que o setor de ensino superior abraça o potencial da IA, é crucial reconhecer o papel fundamental dos educadores nesta jornada transformadora. A tecnologia não está substituindo os educadores. Pelo contrário, eles estão sendo capacitados para aprimorar a experiência de aprendizagem. O verdadeiro potencial está no encontro entre a inteligência humana e a artificial.

Os educadores devem encarar a IA como uma ferramenta poderosa para aumentar suas capacidades, não como substituta de sua expertise. 

Por exemplo, a ferramenta pode ajudar na automação de tarefas administrativas, permitindo que os educadores se concentrem mais em desenvolver planos de ensino personalizados. Além disso, também pode servir como um incentivo à criatividade, proporcionando aos educadores uma nova forma para reimaginar seu conteúdo. Ou então, encontrar eficiências em tarefas administrativas.

Realidade 3: A IA pode promover a inovação por meio da geração criativa de ideias

A IA generativa oferece uma oportunidade única para os educadores estimularem a criatividade e a inovação. Ao incorporar ferramentas alimentadas por IA em tarefas que requerem brainstorming e geração de ideias, alunos poderão ser inspirados a pensar de forma crítica e criativa. 

Isso, por sua vez, vai melhorar a experiência de aprendizagem e preparar os alunos para um futuro onde a criatividade é uma habilidade valorizada e unicamente humana. Inclusive, estudos têm mostrado melhorias significativas de desempenho ao aproveitar a IA generativa em tarefas que requerem criatividade e geração de ideias, beneficiando todos os níveis de proficiência.

Realidade 4: Considerações éticas

Para tornar a IA parte integral do ensino, também é preciso abordar considerações éticas. É importante que educadores participem ativamente de conversas sobre privacidade de dados, transparência e uso responsável da inteligência artificial. 

Ao participar dessas discussões, os educadores podem ajudar a moldar o quadro ético que governa a integração dessa tecnologia no ensino superior e fornecer espaço para que seus alunos compreendam essas considerações.

Realidade 5: Práticas de avaliação

Muito tem se discutido como a inteligência artificial está potencializando o plágio e a trapaça, e que as soluções projetadas para essas ocorrências não estão à altura da tarefa. A realidade é que podemos aproveitar para repensar como avaliamos este novo cenário. 

A IA também pode impulsionar a implementação de formas mais autênticas de avaliação, como estudos de caso e trabalhos em grupo. Essas formas minimizam a eficácia do plágio e avaliam melhor os alunos quanto às habilidades de pensamento crítico, que serão vitais no mercado de trabalho.

Realidade 6: Alfabetização digital

Em um mundo impulsionado pela IA, a alfabetização digital é uma habilidade fundamental para os alunos. Os educadores desempenham um papel crucial ao equipar os alunos com o conhecimento e as habilidades de pensamento crítico para navegar as tecnologias generativas de forma responsável. 

Ao incorporar tópicos relacionados à inteligência artificial no currículo, escolas e universidades preparam os alunos para um futuro onde a proficiência na ferramenta será um diferencial valioso.

Dado que muitas profissões provavelmente vão esperar que recém-formados saibam usar a IA generativa, as universidades serão um ambiente ideal para aprimorar essas habilidades. Orientados pelos instrutores, os alunos poderão ser expostos às tecnologias de IA generativa, ter a oportunidade de experimentá-las de forma responsável e refletir criticamente sobre seus pontos fortes e fracos.

Realidade 7: Inovando o futuro da educação

Finalmente, à medida que o ensino superior abraça o poder transformador da IA, os educadores estarão na vanguarda dessa revolução. Ao usar a tecnologia como uma ferramenta colaborativa, aproveitar suas capacidades para a geração de ideias criativas e utilizar insights contextuais, os educadores poderão aprimorar e acelerar a experiência de aprendizagem para seus alunos.

Os professores desempenham um papel crucial na formação das considerações éticas e habilidades de alfabetização digital necessárias para um futuro aonde a IA esteja integrada de forma transparente à educação. 

Juntos, educadores e inteligência artificial poderão trazer uma nova era de aprendizado. A comunidade de ensino superior, incluindo fornecedores de tecnologia, deve considerar cuidadosamente onde e como aplicar a IA generativa, com o objetivo de resolver problemas reais com alto impacto, minimizando o risco o máximo possível.

Aqui na Alma Mater, estamos sempre nos mantendo atualizadas com as notícias que impactam o ensino superior e os caminhos dos nossos alunos. Se quiser saber mais sobre nosso trabalho, entre em contato conosco

Adaptado do artigo: What AI means for higher education teaching: hype vs reality