O que são os AP tests e como eles podem te ajudar a entrar nas melhores universidades do exterior?

Se destacar em uma candidatura para uma das melhores universidades do exterior, como aluno internacional, pode ser bastante desafiador! Porém, em um cenário cada vez mais competitivo, as faculdades estão procurando por alunos que se destacam em diversas áreas. 

Mas não apenas isso. As universidades também se preocupam se o candidato está academicamente preparado para ser bem-sucedido durante seus anos de estudo. Uma das formas que os candidatos podem demonstrar com segurança sua capacidade acadêmica é realizando os AP tests, padronizados internacionalmente. Saiba mais a seguir.

O que são os AP tests?

AP tests ou Advanced Placement tests, são provas padronizadas que demandam dos alunos de Ensino Médio um conhecimento de nível universitário em matérias específicas. 

O College Board, a mesma organização que gerencia o teste SAT, administra também os APs, que são oferecidos anualmente. Eles envolvem mais de 30 diferentes disciplinas, incluindo, Cálculo, Física, Química, Biologia, Ciências Ambientais, Macroeconomia, Ciência da Computação, entre outras.

Em escolas que oferecem o High School americano, os alunos têm a oportunidade de estudar o material da sua disciplina AP durante as aulas, ao longo do ano e então, fazer uma prova ao final deste período. 

Contudo, alunos que não estudam em uma escola internacional, também são bem-vindos para fazer a prova final. Nesse caso, os estudantes irão precisar do material de estudo para se preparar para a prova sozinhos. Felizmente existem recursos online que eles podem acessar ou também podem solicitar a ajuda de um professor

Os AP tests são pontuados em uma escala de 1 a 5. No entanto, muitas faculdades do exterior darão aos alunos crédito universitário para qualquer AP com pontuação de 4 ou 5.

Por que os AP tests são importantes para se candidatar às melhores universidades?

Sendo um candidato internacional, as provas AP podem ter diversos benefícios na sua candidatura. 

Por exemplo, se você é um aluno que está fazendo o Ensino Médio brasileiro (e não um diploma internacional como o IB, BAC ou Abitur), os APs podem ajudar a destacar e oficializar seus pontos fortes em relação aos de outros candidatos do mundo inteiro. Isto pode ser uma enorme vantagem competitiva e mostra às universidades como você se qualifica em escala internacional.

Os testes AP também são uma excelente forma do aluno provar para as universidades que está aberto para encarar um desafio e está preparado para cursar disciplinas acadêmicas complexas. Se a sua escola não oferece aulas avançadas, fazer APs demonstrará que você tem iniciativa e compromisso com seu crescimento acadêmico. 

Talvez uma das maiores vantagens em fazer os AP tests é que os candidatos podem garantir pré-requisitos das universidades que não conseguiriam cumprir através do currículo da sua escola. Muitos programas de Engenharia, por exemplo, requerem que os candidatos tenham estudado Cálculo. Contudo, muitos programas de Ensino Médio brasileiro não oferecem essa matéria em seu currículo. 

Sendo assim, os alunos que apenas entregarem suas notas escolares sem realizarem um AP test em Cálculo não cumprirão os requisitos de admissão e, consequentemente, não serão aceitos no programa. Isto é válido para candidaturas para os Estados Unidos, assim como para muitos outros países. Algumas universidades europeias irão especificar quais matérias APs e qual a pontuação necessária para cumprir com os pré-requisitos de admissão.

Quando os AP tests são oferecidos?

Só existe uma oportunidade por ano para fazer a prova! Em maio, durante um período de duas semanas, alunos do mundo inteiro fazem seus AP tests. Geralmente, os alunos fazem a prova durante os dois últimos anos do Ensino Médio, contudo, não há uma restrição em relação à série que o aluno está para realizar a prova. Portanto, eles podem fazê-la quando se sentirem preparados, ao longo do Ensino Médio. 

Como me inscrevo para fazer a prova AP?

Várias escolas ao redor do mundo são registradas como centros de testagem oficial para as provas AP. Portanto, todo o processo deverá ser realizado através dessas escolas. 

Diferente de outras provas padronizadas, como o SAT, ACT, e TOEFL, os alunos não podem se registrar sozinhos através de uma conta online. Os alunos devem ser inscritos através dessas escolas (registradas como centros oficiais de testagem). A inscrição deve ser feita por volta de Outubro do ano anterior à prova, que será realizada em Maio. 

Candidatos que estão trabalhando com a Alma Mater Education Consultancy têm acesso exclusivo a escolas parceiras no Brasil onde podem fazer a prova. Se quiser saber mais sobre como os APs tests podem te ajudar a entrar nas melhores universidades do mundo, entre em contato conosco!

Esse artigo foi escrito pela Wendy Turner, diretora da Alma Mater South Africa, com ampla experiência em Estados Unidos e Europa. Se quiser conhecer mais sobre a nossa equipe, clique aqui.