Como apoiar seu filho durante o processo de seleção para universidades no exterior?

Oferecer apoio ao seu filho durante o processo de seleção pode ajudá-lo a estabelecer seus objetivos neste período de transição para a vida adulta. Para muitos alunos, a escolha da universidade é a primeira decisão da vida adulta que irão tomar e, por isso, pode vir acompanhada de alguns desafios. Nossa dica é deixar que seu filho lidere a situação, e fornecer suporte quando necessário. 

Esse é um período que oferece muitos desafios para as famílias também, algo que a Alma Mater tem mais de dez anos de experiência acompanhando. Por isso, elencamos alguns pontos importantes para você ficar atento quando seu filho embarcar na jornada de escolha da faculdade. Veja a seguir.

Acompanhe a pesquisa de universidades – a montagem da school list

O processo de pesquisa das faculdades é um momento interessante de ser compartilhado pelas famílias. 

Iniciar essa atividade com antecedência tem benefícios, pois irá possibilitar que as etapas do processo de seleção sejam avaliadas aos poucos. E isso, por sua vez, diminui a sensação de sobrecarga que essa tarefa pode trazer. Além de garantir que seu filho cumpra com os prazos ao longo desse período.

A pesquisa também é importante para que seu filho entenda melhor seus objetivos universitários e saiba aproveitar ao máximo os próximos anos. Ou seja, pesquisar extensivamente as faculdades o ajudará a encontrar a instituição que melhor se adapta às suas necessidades.

Converse com antecedência sobre possíveis restrições 

Se houver restrições financeiras ou geográficas que limitem a variedade de faculdades que seu filho pode considerar, discuta-as com antecedência. Dessa forma, ele não perderá tempo e energia pesquisando faculdades que não poderá se candidatar.

Fale sobre orçamento e como ele pode impactar o processo de seleção para universidades no exterior

Uma das conversas importantes que você deve ter durante esse período é sobre a realidade financeira da família. E, claro, como isso irá impactar na escolha da universidade. 

No entanto, saiba que muitas instituições oferecem bolsas para as quais o seu filho poderá se candidatar, podendo cobrir o valor total ou uma parte dos custos. Pesquise com antecedência os valores das instituições e qual tipo de financiamento faz sentido para a realidade da sua família.

Ofereça conselhos, mas os escute também

Para muitos estudantes, a escolha da faculdade é a primeira decisão da sua vida adulta e por isso mesmo pode ser bastante desafiadora. Da mesma forma, pode ser difícil para os pais encontrarem o equilíbrio para orientar os filhos sem tomar decisões por eles.

Para os pais, agora é o momento de ouvir as ideias dos seus filhos e ajudá-los nesse processo. Importante lembrar que  a decisão é deles, mas você pode ajudá-los a permanecer no caminho certo. Esteja presente caso peçam ajuda, mas deixem que eles tenham sua própria opinião.

No processo de seleção, não pense que há apenas uma universidade certa para seu filho

Ao explorarem as suas opções, os alunos muitas vezes acabam por depositar um peso excessivo em escolher “a” instituição perfeita, ao invés de dedicarem tempo a determinar qual a escola que é realmente a mais adequada para eles.

Na Alma Mater, além de responder a perguntas comuns sobre processo de seleção para universidades no exterior, como prazos, redações e listas de faculdades, fornecemos contexto e orientação holística para que os futuros alunos possam tomar decisões informadas sobre esse importante marco. Saiba mais.

Não se preocupe tanto com as respostas negativas

Sabemos que a rejeição é difícil, especialmente quando se trata de processo de seleção para universidades no exterior. Porém, a verdade é que o progresso acadêmico de um aluno feito durante a faculdade é mais indicativo de sucesso a longo prazo do que a reputação da escola por si só. 

Por isso, encorajamos que as famílias olhem além de nomes conhecidos ao escolher entre faculdades. O ideal é se concentrar em outros aspectos que também podem ser importantes para seus filhos.

O processo de seleção para universidades no exterior não deve ser levado para o lado pessoal. Muitas vezes, existem vários fatores diferentes que estão fora do controle do aluno e que pesam sobre o processo de admissão.

Visite os campus (mesmo que de forma virtual)

Estar no campus pode ajudar os alunos a se imaginarem lá, ao mesmo tempo que os ajuda a tomar decisões. Os futuros alunos são capazes de imaginar como seria frequentar a escola e também se envolver em sua comunidade. Além disso, uma visita ao campus também oferece a oportunidade de explorar a cidade vizinha e conhecer a região. 

Sabemos que nem todas as famílias podem visitar campus no exterior. Então, recomendamos que façam uso de virtual campus tours ou que usem plataformas como a Vioo, que oferece perspectivas de alunos atualmente estudando em diferentes universidades. Leia mais aqui sobre a Vioo e sua parceria com a Alma Mater.

Apoie seu filho durante o processo de seleção para universidades no exterior

O processo de seleção para universidades no exterior pode ser estressante e prejudicar seu filho e seu relacionamento com ele. Isso porque seu filho pode se sentir inseguro sobre as decisões que deve tomar, com medo da rejeição das faculdades. Ou então, ansioso com o cumprimento dos prazos tanto para inscrições na faculdade quanto para trabalhos escolares.

É justamente aqui que você entra: como um ponto de apoio que os ajuda a navegar nessas novas jornadas. Lembre-se, investindo tempo em pesquisa, tomada de decisões e organização, seu filho escolherá a faculdade que é mais adequada para ele. E você estará lá para apoiá-lo durante todo o caminho.

Aqui, na Alma Mater, sabemos que o processo de seleção para universidades no exterior envolve toda a família. Se quiser saber mais como podemos apoiar você e seus filhos durante esse processo, entre em contato conosco.

Artigo escrito com base no texto de Emory University: 10 DOs and DON’Ts as you and your child navigate the College Admission Process