Processo seletivo para universidades no exterior: o que fazer enquanto espera pelos resultados?

Você ainda não recebeu seus resultados do processo seletivo para universidades no exterior, e agora? Sabemos que esse momento de espera pode ser um pouco agoniante e causar ansiedade, mas a boa notícia é que existem diversas maneiras de se manter ocupado enquanto espera seus resultados de application

Aprenda mais sobre como lidar com a espera pelas respostas das suas candidaturas para estudar no exterior com as nossas dicas a seguir.

O que fazer enquanto espera pelos resultados do processo seletivo para universidades no exterior?

Mantenha o foco e continue se preparando

Primeiramente, mantenha-se produtivo e tenha paciência. Mesmo depois de enviar suas candidaturas para cada faculdade, os alunos devem permanecer focados. Portanto, devem seguir se preparando através de cursos de extensão ou estudos de forma independente. 

Se você estuda em um colégio que segue o calendário do hemisfério norte, tem como principal objetivo terminar o ensino médio com sucesso. Esse preparo “adicional” pode ser levado em consideração e fazer a diferença até o final do processo de admissão, caso, por exemplo, você seja transferido para uma lista de espera (ou waitlist). Se quiser saber mais sobre o que fazer ao ser colocado em uma lista de espera em uma universidade do exterior, leia aqui nosso artigo sobre o assunto!

Leve em consideração o tempo de resposta

O tempo médio de resposta para uma decisão de admissão é de 4 a 6 semanas. Em alguns casos, inclusive, os alunos podem ter que esperar mais. Para candidatos da rodada de Regular Decision dos EUA, a espera é de 8 a 12 semanas

É importante lembrar que a demora no recebimento da resposta não significa que você não vai receber uma oferta positiva. Às vezes, dado o número de candidatos inscrito no processo seletivo para universidades no exterior, uma instituição acadêmica pode demorar mais para enviar respostas.

Mantenha-se produtivo

O importante é se manter ocupado, produtivo enquanto espera as decisões de admissão. Além disso, fique de olho nas plataformas das universidades e no seu email. 

Dúvidas frequentes sobre processo seletivo para universidades no exterior

Leia abaixo as respostas para as perguntas que os alunos e os pais podem fazer enquanto esperam por as decisões de admissão.

Quando e com que frequência devo acompanhar minha inscrição?

A maioria das faculdades envia um e-mail de confirmação assim que uma inscrição é recebida. Esse email costuma incluir instruções sobre como verificar o status da inscrição em seu portal online. Esses portais online são essenciais para que o aluno acompanhe as decisões de admissão.

Geralmente, os admissions officers pedem aos pais e alunos que confiem nas atualizações de status em seu portal de inscrição. Muitas respostas às perguntas também podem ser encontradas no site de admissão da faculdade. Ou seja, só entre em contato com a universidade se de fato houver alguma dúvida que não seja respondida pelas informações no site e no portal.

É importante checar com muita frequência seus portais e seu email, diariamente ou pelo menos duas vezes por semana. Isso porque algumas universidades podem pedir documentos adicionais, ou então, te convidar para uma entrevista.

O que posso fazer enquanto espero?

Grande parte do processo seletivo para universidades no exterior será destacada e julgada pelo o que o candidato realizou durante os quatro anos do ensino médio. Porém, os alunos ainda devem abordar o último ano com maior foco, mesmo depois de enviarem suas candidaturas. Isso é especialmente verdadeiro para os alunos que se inscrevem em faculdades altamente seletivas. É importante lembrar que as faculdades solicitam as notas finais do último ano, mesmo depois de fazerem conditional offers aos candidatos.

Fora da sala de aula, é recomendado que os alunos busquem atividades que lhes tragam satisfação e ofereçam experiências em que se sintam mais entusiasmados, curiosos e confiantes. E que continuem com atividades já existentes.

Tudo isso é uma preparação para a próxima etapa. Diante do início da faculdade, seu último ano do ensino médio é a última oportunidade de se preparar para um ambiente de aprendizado de nível mais avançado.

E quando preciso tomar uma decisão?

Às vezes, as universidades podem demorar mais do que o esperado para divulgar suas decisões de admissão. Ou ainda, podem colocar os alunos em uma lista de espera.

Enquanto espera notícias da “universidade dos sonhos”, o candidato pode aproveitar para pesquisar outras escolas e fazer suas considerações comparativas. Os alunos devem usar esse tempo para discernir se é realista que eles sejam admitidos na “universidade dos sonhos” ou se devem seguir buscando opções mais prováveis. 

Nos EUA, para as rodadas de Regular Decision e Early Action, os alunos têm até 1º de maio para decidir em qual universidade querem estudar e pagar um depósito de matrícula. Por outro lado, os candidatos que foram colocados na lista de espera de certas faculdades podem não sair dela até 1º de maio. Ou seja, pode ser que tenham que optar por uma faculdade “plano B” para garantir sua vaga. 

Pagamento de matrícula

Os alunos que se candidataram no Early Decision e foram aprovados devem pagar a matrícula não reembolsável antes do prazo final de 1º de maio.

Estes depósitos de matrícula nem sempre são “obrigatórios”, mas podem ser caros, variando de U$100 a mais de U$1.000, dependendo da instituição. Os alunos até podem aceitar uma oferta de admissão numa segunda faculdade mesmo depois de pagar um depósito de matrícula em uma primeira. Todavia, se fizerem isso podem perder o depósito, que não será reembolsado caso não decida estudar na primeira.

No Reino Unido, as universidades têm até Maio para enviar suas decisões de admissão pelo UCAS, porém, muitas enviam antes. Para os candidatos que aplicaram para diferentes universidades na Europa, cada instituição terá o seu tempo de resposta. E isso, aliás, pode variar de apenas algumas semanas a alguns meses. É comum que a estimativa de resposta seja indicada no email de confirmação de envio da candidatura. Então, vale a pena ler tudo com calma para saber bem o que esperar.  

Quando você está ponderando sobre vários fatores no final deste longo processo seletivo para universidades no exterior, provavelmente não vai tomar a melhor decisão sobre suas alternativas. Portanto, é importante que você comece a pensar desde cedo sobre diversos aspectos que te atraem a essas instituições e tentar visitar os campus para te ajudar a já ir decidindo.

As decisões de admissão podem ser rescindidas?

Sim, mesmo que os alunos recebam uma aceitação, as faculdades podem rescindir esta oferta caso vejam uma recaída significativa no rendimento acadêmico do aluno. Inclusive, a maioria das faculdades pede aos alunos aprovados que enviem suas notas finais do terceiro ano. Isso inclui também as notas oficiais de provas como o IB Diploma, como uma forma de “confirmação” de que estão aptos para ingressar naquela universidade.

A UC—Davis, por exemplo, diz aos seus candidatos que sua decisão de admitir ou não candidatos é baseada na suposição de que estes irão concluir o programa acadêmico comunicado em sua application com notas satisfatórias. Os alunos também devem avisar às faculdades sobre qualquer mudança que possa ter havido no percurso acadêmico desde o envio da candidatura. Por exemplo, se tiveram alguma surpresa frente aos resultados obtidos em provas ou se mudaram de turma antes de se formar, por exemplo. 

Outro fator a ser considerado pelos alunos em um mundo cada vez mais digitalizado são as mídias sociais. Mesmo depois de enviar suas candidaturas, os alunos devem avaliar o tipo de conteúdo que postam em suas redes, se suas páginas estão abertas ou fechadas. Além disso, devem se certificar de que o que postam representa bem o que querem transmitir, pois esse conteúdo ainda pode influenciar uma candidatura.

Em 2017, a Universidade de Harvard rescindiu a admissão de pelo menos 10 alunos que participaram de um fórum privado no Facebook compartilhando memes e mensagens sexualmente explícitas e racistas. Ou seja, é importante lembrar que as mídias sociais nunca são cem por cento privadas. O que você publica nas redes, outra pessoa pode registrar e compartilhar amplamente, quer você tenha ou não essa intenção. Então, todo cuidado é pouco ao longo do processo seletivo para universidades no exterior.

Resumindo…

Embora o processo seletivo para universidades no exterior seja demorado e cause muita ansiedade, o melhor a fazer é focar em terminar o último ano da escola com boas notas e continuar suas atividades com bom engajamento.

Além disso, mantenha-se sempre atento às comunicações das universidades, seja por email ou pelos portais de cada instituição. E não se esqueça de dar seguimento a qualquer elemento marcado como “não recebido”. Caso contrário, as universidades podem considerar sua candidatura como incompleta e te rejeitar!

Mas pode respirar fundo que as respostas vão chegar! Boa sorte!

Esse artigo foi adaptado de um artigo da US News.