SAT Digital: como foi a primeira experiência dos nossos candidatos com o novo formato do exame?

Entrevista com a nossa cliente Larah M.

Em outra oportunidade, falamos no nosso blog sobre novas mudanças no formato da prova SAT, do impresso para o digital. Sabendo do peso que o resultado dessa prova tem nos processos seletivos internacionais e da importância de manter nossos clientes sempre à frente de mudanças e novidades, queremos garantir a eles as maiores chances de sucesso a longo prazo. Por isso, nossa equipe sugeriu a alguns dos nossos juniors e seniors (alunos do 2º e 3º ano) que fizessem parte do grupo exclusivo de alunos brasileiros que pudessem acessar o SAT digital antecipadamente!

Dessa forma, alguns candidatos assistidos pela Alma Mater já tiveram a oportunidade de experimentar o novo formato de prova. É justamente o caso da Larah M., candidata que irá se formar em dezembro de 2023, mas já está se preparando para a prova desde o ano passado. Veja, abaixo, alguns insights sobre a experiência que ela compartilhou conosco!

Alma Mater: Olá, Larah! Obrigada por compartilhar um pouco da sua experiência conosco! Se você já havia feito o SAT antes, qual foi a principal diferença que percebeu entre fazer o SAT impresso e o SAT digital?

Larah M.: Claro! A principal diferença que senti foi que a prova digital é mais rápida. Logo, é bem menos cansativa do que a versão impressa. Na seção do Reading, por exemplo, os textos são mais curtos. Sendo assim, dá para responder às questões de forma mais rápida, sem ter que ficar procurando a resposta em um texto muito longo.

AM: Com a mudança de formato, você sentiu que a experiência de prova foi de fato aprimorada?

LM: Sim, eu acho que a prova ficou menos cansativa e mais objetiva.

AM: Você preferiu a seção avaliando conhecimento de inglês (Reading, Writing & Language) da versão impressa ou do SAT digital?

LM: Eu preferi essa seção no SAT digital porque ele “separa” e “distribui” melhor os textos. No impresso, era só um texto enorme. Então, eu tinha que ficar voltando toda hora para esse texto para poder responder às perguntas, fazendo referência. Na versão digital, eles apresentam textos menores, então fica mais dinâmico e fácil de procurar as respostas para cada pergunta. Ou seja, dá para administrar melhor o tempo.

AM: Você preferiu a seção avaliando conhecimento de matemática da versão impressa ou do SAT digital?

LM: Eu achei a seção de matemática do SAT digital mais fácil, não sei dizer por quê! A versão digital agora te deixa “marcar” as questões nas quais tem dúvida para poder voltar a elas com mais facilidade e não se perder. É uma função que eles introduziram chamada page marker. Além disso, acima de todas as questões de matemática eles disponibilizaram todas as fórmulas. Então você não precisa ficar “voltando as páginas” para achar a página contendo todas as fórmulas.

AM: Algum outro comentário/observação sobre o conteúdo do SAT digital que queira dividir com a gente?

LM: Eu achei que as questões de matemática ficaram um pouco mais difíceis. Talvez pelo fato do teste ser “Adaptive” (as questões mudam no segundo módulo conforme com a sua performance no primeiro). Mas no geral eu acho que isso vai ser positivo para a minha nota porque a sua nota aumenta se você for bem no primeiro módulo, que é mais fácil.

AM: Como foi o set up tecnológico pré-prova? O que funcionou? Houve algum imprevisto?

LM: Eu usei o meu Macbook, a minha calculadora, um papel que a escola deu e uma caneta. Tudo funcionou bem e eu não tive nenhum imprevisto.

AM: Você levou seu computador pessoal para fazer o SAT digital? Se você não tivesse levado, o centro de testes teria disponibilizado? 

LM: Sim, levei meu computador pessoal. Embora eu não tenha perguntado ao centro, acredito que eles não teriam disponibilizado um computador caso eu não tivesse levado o meu.

AM: Havia tomada para todos os candidatos? Havia suporte técnico no local?

LM: Não havia tomada para todos os candidatos. Mas havia suporte técnico na sala ao lado para quem precisasse. Nas orientações pré-prova, dizia que não deixariam os alunos carregarem seus computadores lá. Então você tinha que ter carregado a bateria o suficiente para durar por todo o tempo de prova, um pouco menos de duas horas e meia. Não aconteceu de acabar a bateria de ninguém no meio da prova no dia que eu fiz.

AM: Como você se preparou para fazer a prova?

LM: Eu fiz os testes do blue book e os full length tests do site do College Board.

AM: Qual é o seu principal conselho para quem vai fazer o SAT digital ainda este ano?

LM: Meu principal conselho é: fazer todos os Practice Tests (simulados) do blue book antes e as questões de matemática do Khan Academy para se preparar. E praticar regularmente toda semana com 3 meses de antecedência.

Se quiser saber mais sobre como a Alma Mater pode te auxiliar a dar o seu melhor em provas como o SAT digital e te ajudar com orientação estratégica para otimizar a sua candidatura como um todo, entre em contato conosco!