Standardized testing – o retorno! O SAT e o ACT estão de volta para valer?

O mundo das candidaturas universitárias está em constante mudança, e isso é especialmente verdade para o cenário de applications dos Estados Unidos. Durante a pandemia, buscando tornar seus processos de candidatura mais justos e acessíveis, muitas universidades americanas se declararam test-optional, ou baniram a necessidade de envio dos testes por completo. Se quiser saber mais sobre isso, leia nosso artigo sobre o assunto

Recentemente, as decisões de instituições como Brown University, Dartmouth College e a University of Texas at Austin de reintegrar os requisitos de provas como o SAT e ACT estão gerando bastante reflexão. Como consultoria educacional independente responsável por orientar os alunos pelo labirinto das candidaturas ao ensino superior no exterior, nós, da Alma Mater, acreditamos que essa tendência merece uma análise mais a fundo.

Padronização para avaliar os candidatos

Primeiramente, o ressurgimento da exigência de testes padronizados significa um retorno a métricas mais tradicionais de avaliação, que alguns argumentam fornecer uma base mais padronizada para se avaliar cada candidato. 

Para as universidades, especialmente aquelas cujo processo de candidatura é altamente seletivo, os testes padronizados oferecem uma medida quantificável de habilidade acadêmica, auxiliando na diferenciação de cada candidato em meio ao grande número de históricos escolares com notas impressionantes e realizações extracurriculares apresentadas.

Por outro lado, enquanto os testes padronizados como o SAT e o ACT podem informar a capacidade acadêmica de um aluno, outros especialistas argumentam que essas provas estão longe de ser indicadores infalíveis de sucesso futuro ou de aptidão intelectual. 

Críticos dos standardized tests apontam os preconceitos inerentes embutidos nesses testes, que frequentemente prejudicam grupos marginalizados social e economicamente, perpetuando assim desigualdades sistêmicas. 

Para eles, um processo de admissão holístico, que considera diversos fatores para além das pontuações em testes padronizados, oferece uma abordagem mais abrangente para avaliar candidatos, encontrando maneiras de destacar diversos talentos, experiências e potencial de estudantes que podem não se sair tão bem dentro das limitações de uma prova cronometrada.

Como o retorno dos standardized tests impacta as candidaturas?

O movimento de retorno das exigências referentes a testes padronizados no processo de candidatura para universidades dos EUA significa que os alunos terão que novamente se acostumar a incluir a preparação para essas provas entre suas muitas prioridades durante os anos do ensino médio. 

Muitas instituições haviam adotado políticas test-optional ou test-flexible nos últimos anos. As universidades do grupo University of California, por exemplo, eliminaram os testes do processo seletivo por completo. O fato de algumas das instituições, que são formadoras de opinião na área, começarem a reverter essa decisão é uma tendência à qual nossos alunos e suas famílias devem prestar muita atenção.

Concluindo, a decisão de trazer de volta a exigência de envio de notas do SAT ou do ACT é controversa e reflete uma tensão entre tradição e inovação no âmbito dos requisitos de university admissions nos EUA. 
No entanto, embora os testes padronizados possam oferecer um referencial conveniente para avaliar aptidão acadêmica, a Alma Mater acredita que estas notas devem e continuarão sendo contextualizadas dentro de um quadro mais amplo de avaliação holística. Como consultores educacionais independentes, continuaremos a monitorar essas tendências e manter nossos alunos, famílias e seguidores informados sobre os desenvolvimentos mais importantes.