Você foi deferred? Saiba o que isso significa – e o que fazer!

Tudo que você precisa saber sobre o processo de deferral dos EUA

Você enviou candidaturas de Early Action ou Early Decision e foi deferred, e agora? É normal ficar desapontado ao receber um e-mail da sua universidade favorita dizendo que você foi deferred, mas é importante lembrar que isso não é uma rejeição. 

Ser deferred quer dizer que você não foi aprovado de primeira, mas nem foi rejeitado. Na realidade, a universidade te deu uma segunda chance de provar que você é ainda melhor como candidato/a do que você parecia ser no seu application inicial! 

Como um deferral, sua candidatura será avaliada junto com as candidaturas do Regular Decision. Sabemos que essa espera nem sempre é fácil, mas você pode (e deve!) trabalhar para demonstrar o seu interesse para os oficiais de admissão.

Neste artigo, vamos explorar a fundo porque as universidades usam o processo de deferral. Além disso, forneceremos um guia detalhado sobre como fazer o melhor possível para sair do deferral para um acceptance, como escrever uma letter of continued interest para aumentar suas chances de ser aceito! Confira!

Solicite que sua escola envie notas atualizadas (ainda melhores) para a universidade

Não são todas as universidades que aceitam receber materiais adicionais. Porém, as que permitem o envio de novas documentações irão adorar ver a sua escola apresentar notas ainda melhores do que as inicialmente enviadas. 

Portanto, converse com a coordenação do seu colégio e/ou sua consultora educacional sobre a melhor forma de fazer isso. E faça até no máximo final de janeiro.

Escreva uma Letter of Continued Interest

  1. Antes de começar a escrever

É importante enviar cartas apenas para as universidades que explicitam este pedido ou disponibilizam essa opção. Sendo assim, leia com atenção o e-mail que a universidade te enviou para confirmar esta informação. 

Entre no portal da universidade e veja se há a opção de enviar uma letter of continued interest pelo portal. Caso contrário, é provável que a universidade peça que você envie um e-mail diretamente com a sua carta anexada. 

Uma vez que obtiver essas informações, você pode começar a pensar no que vai escrever!

  1. Como começar a carta

Não deixe para escrever na última hora. Prepare-se para passar alguns dias trabalhando na sua carta, revisando e aperfeiçoando o seu formato e linguagem. A não ser que a universidade explicite outro formato, uma letter of continued interest deve ter, no máximo, uma página.

Além disso, certifique-se de que a carta está endereçada ao oficial de admissões que assinou o e-mail sobre seu deferral. Caso não encontre essa informação, destine a carta ao escritório de admissões da universidade. 

Use um tom formal, com uma saudação de “Dear Admissions Committee”, seguido por uma breve introdução que inclui seu nome legal completo, bem como sua ID do Common App ou número de estudante, data de nascimento e a escola que frequenta.

Comece a sua carta agradecendo a oportunidade e demonstrando seu entusiasmo! Nunca tente questionar a decisão do comitê de admissão. Pelo contrário! Mostre como você continua animado com o futuro e a possibilidade de ingressar na faculdade dos seus sonhos. 

Este é o momento de demonstrar sua paixão pela universidade, então, deixe ela transparecer! Uma boa forma de fazer isso é afirmar seu compromisso de frequentar a faculdade caso seja aceito, usando declarações que expressam a profundidade e a sinceridade do seu compromisso. 

Para escolas que não são sua primeira escolha, não faça falsas promessas. Também não afirme que mais de uma escola é sua favorita. Nesse caso, diga algo como “continuo muito interessado/a em [Nome da faculdade] e estou muito animado/a com a oportunidade de estudar lá”, deixando seu interesse expresso e claro. Em outras palavras, seja sempre honesto/a!

  1. Reafirme seu interesse 

Uma vez escrita sua introdução, use o parágrafo seguinte para reiterar sua paixão pela área de estudo ou programa para o qual aplicou. 

Importante: tome cuidado para não repetir informações que você já tenha fornecido em seus suplementos e/ou personal statement. Portanto, escreva um texto inteiramente novo, apontando novas características que você descobriu com base em pesquisas aprofundadas da faculdade e do programa. 

Ao longo da carta, evite fazer declarações vagas. Uma boa carta entrará em detalhes sobre como você espera tirar proveito dos recursos especiais em sua área de interesse – e como este curso, especificamente, vai te preparar para sua futura carreira. Demonstre, assim, que a sua aceitação nesta faculdade ainda é a sua prioridade. 

Não esqueça de descrever como você vai contribuir para a comunidade universitária, e o que trará de valor para o campus. Usando exemplos concretos, demonstre que você tem qualidades e potencial a agregar!

4. Inclua novidades: O que você tem feito?

Este também é o espaço para atualizar a universidade sobre a sua trajetória. 

Boa parte de sua carta deve descrever suas novas realizações acadêmicas (por exemplo, mencionar as boas notas que ainda não haviam saído quando enviou a application) e suas mais recentes atividades extracurriculares.

O que mudou desde que você se inscreveu e como você se desenvolveu ou se desafiou nos últimos meses? Como está usando o seu tempo de forma produtiva enquanto aguarda a decisão? Por exemplo: está ampliando sua rede de contatos, fazendo algum estágio, planejando uma viagem com foco cultural, tocando o seu projeto voluntário, ou lendo algum livro interessante? 

Para tornar mais fácil para o leitor, divida seu texto em seções pequenas, descrevendo esses pontos – suas notas, prêmios recebidos, projetos recentes e/ou nomes de clubes e organizações que você passou a fazer parte. 

Fale honestamente sobre suas novidades mais impressionantes e como elas estão te preparando para o estudo universitário. 

Conclusão

Mantendo o tom formal, agradeça novamente à faculdade por considerar sua candidatura e reafirme seu entusiasmo pela instituição e pelo programa para o qual aplicou. Aqui, você também pode reafirmar que acredita que tem valor a agregar ao campus e nas trocas com os colegas de classe. 

Sua assinatura deve incluir seu nome, Common App ID, assim como o nome de seu colégio e o ano de graduação da sua turma. 

Conclua com uma declaração direta e uma demonstração de gratidão: “Agradeço à [Nome da universidade] por considerar minha candidatura e aguardo receber notícias em breve”. Ademais, coloque-se à disposição para fornecer qualquer outro material que puder providenciar.

Antes de enviar sua carta, releia seu texto com atenção, corrigindo erros de ortografia e gramática. Nessa etapa, lembre-se que você pode contar com a sua consultora da Alma Mater, para lhe auxiliar a escrever a melhor carta possível. Agora, sim, você pode enviar!

Se tiver dúvidas ou quiser auxílio com o processo, entre em contato conosco!